Fontelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Fontelo  
—  Freguesia  —
Fontelo está localizado em: Portugal Continental
Fontelo
Localização de Fontelo em Portugal
41° 07' N 07° 44' O
País  Portugal
Concelho AMM.png Armamar
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 7,52 km²
População (2011)
 - Total 641
    • Densidade 85,2/km2 
Código postal 5110
Orago São Domingos

Fontelo é uma freguesia portuguesa do concelho de Armamar, com 7,52 km² de área e 641 habitantes (2011). Densidade: 85,2 hab/km².

Foi sede de concelho entre 1514 e 1835. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 555 habitantes.

Existem elementos comprovativos que provam a antiguidade do povoamento de Fontelo. Terá existido o castro de São Domingos, posteriormente romanizado (“villa” agrária) que marcou o início da fixação de população nesta terra.

Foi cabeça de Concelho, elevada em 17 de maio de 1514 através de foral manuelino, e teve juiz ordinário, escrivão, dois vereadores e procurador, cadeia, casa de audiências e pelourinho. O Concelho foi extinto em 1834/35 e integrado como freguesia no Concelho de Armamar.

Ex-libris da freguesia o monte de São Domingos, com a sua ermida típica das romarias medievais, é um dos pontos de observação da paisagem duriense mais espetacular, senão mesmo o mais extraordinário. Do miradouro de São Domingos conseguem avistar-se os Municípios de Tarouca, Lamego, Resende, Mesão Frio, Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real e Sabrosa. Mesmo à frente dos olhos ergue-se a imponente Serra do Marão e aos nossos pés o Douro segue calmamente até ao Porto. A oeste, em primeiro plano, avista-se Lamego com o seu santuário da Sra. dos Remédios. Para norte vê-se a Régua e mais ao longe no horizonte vislumbra-se Vila Real.

Do património da freguesia fazem parte: a igreja paroquial de invocação a São Domingos; a capela da Sra. dos Remédios (brasonada) é das mais antigas do bispado e dava sepultura a defuntos da margem oposta do rio douro; fora da povoação existe ainda a capela da Sra. do Cedro e a ermida de S. Domingos, lá em cima no monte com o mesmo nome. Merece ainda referência o Paço do Bispo, residência armoriada e setecentista que serviu de Câmara dos Bispos.

O vale ou veiga de Naçarães é muito fértil e aqui abundam as vinhas e os pomares. O vinho constitui uma parte importante da economia da freguesia. Para além disto, a atividade económica estende-se ainda à indústria, nomeadamente, a exploração de granitos que é feita na parte nascente do monte de São Domingos.

Á freguesia pertence ainda o lugar de Balteiro. Fontelo tem em funcionamento um jardim de infância.

A freguesia está servida por uma IPSS - Centro Social e Paroquial de Fontelo que presta serviço aos idosos, dispondo de lar e apoio domiciliário.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Património[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.