G-Portugol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
G-Portugol
Paradigma Programação imperativa
Última versão 1.1 (24 de maio de 2010)
Criado por Thiago Silva
Estilo de tipagem Estática, Forte
Principais implementações GPT
Influenciada por Portugol
Licença: GPLv2
Página oficial GPT.berliOS.de

G-Portugol é uma linguagem de programação, de alto nível, desenvolvida totalmente em português. É um dialeto de Portugol ou pseudocódigo e utiliza a licença GNU General Public License versão 2. A linguagem e suas ferramentas foram criadas pelo brasileiro Thiago Silva.

A linguagem não é muito poderosa, pois foi desenvolvida com o propósito de ensinar fundamentos de programação algorítmica. Seu programa principal, o GPT, é multiplataforma e é capaz de compilar, traduzir (para a linguagem C) e interpretar códigos escritos em G-Portugol. A compilação é feita de forma tradicional, transformando o código em alto-nível para assembly. Posteriormente, o código assembly é montando com o NASM, que desempenha o papel de back-end. Não há, portanto, etapa de ligação.

Além do GPT, é disponibilizado o GPTEditor, um editor de textos que permite escrever, executar e depurar algoritmos com maior facilidade. Diferente de outros dialetos do Portugol, na sua sintaxe os comandos possuem acentos e caracteres especiais, como cedilha.

Programa Olá Mundo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Programa Olá Mundo
algoritmo OlaMundo;

início
   imprima("Olá, Mundo!");
fim

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.