Gheorghe G. Mironescu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation arrow.svg
Este artigo foi traduzido de uma versão noutra língua (versão original). Você pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções.


Gheorghe G. Mironescu, comumente chamado de G. G. Mironescu (Vaslui, 29 de janeiro de 1874Bucareste, 1949), foi um político romeno, membro do Partido Nacional dos Camponeses (PNT), que ocupou o cargo de primeiro-ministro em dois mandatos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Vaslui, ingressou no PNT e tornou-se um dos seus mais reconhecidos líderes, a principal figura da facção adepta do autoritarismo e feroz combatente dos grupos esquerdistas. Após 1928, foi Ministro do Exterior do primeiro gabinete de Iuliu Maniu.

Em 1930, o rei Carol II retornou incógnito à Romênia (com passaporte falso). Na manhã de 7 de junho de 1930, o governo convocou o parlamento com a intenção de cancelar o ato de 4 de janeiro de 1926, no qual Carlo tinha renunciado ao trono. Carol foi então proclamado o novo rei da Romênia, substituindo seu próprio filho Michael I. Maniu renunciou e um novo governo do PNT foi formado, sob a liderança de Gheorghe Mironescu, restitiuindo o trono a Carol II em 8 de junho de 1930.

Precedido por
Iuliu Maniu
Primeiro-ministro da Romênia
19301930
Sucedido por
Iuliu Maniu
Precedido por
Iuliu Maniu
Primeiro-ministro da Romênia
19301931
Sucedido por
Nicolae Iorga
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.