Governo móvel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Governo móvel ou M-gov, é o conceito e-gov (Governo eletrônico), estendido às plataformas de comunicação móvel. São serviços do governo para o cidadão oferecidos através de celulares e palms, ou seja, é também chamado como o acesso a serviços e informações públicas via dispositivos móveis[1] ou smartphones.

Permitem maior transparência do governo na prestação de contas, e facilidade para o cidadão na consulta de informações. Exemplo, consulta a multas pelo celular oferecido pelo Estado do Piauí, no Brasil

No Brasil, um estado que utiliza este conceito é o Alagoas.[2]

Com a prestação de serviços móveis do tipo: Cosulta ao Banco de Dados do DETRAN, fazendo com que o usuário usufrua de informações do seu veículo com a inserção apenas da placa do carro. Consultas a CNH com a inserção do CPF. Outros serviços como segurança cidadã, onde o cidadão poderá informar se o carro pelo qual foi consultado é roubado ou se possui pagamentos atrasados do seu antigo dono. Consulta ao Sistema de Protocolo, onde o cidadão poderá saber como estão os trâmites legais do seu protocolo. E a central de informações, com o uso do RSS.

Também a Prefeitura de Porto Alegre tem um projeto na área, o "Porto Alegre Móvel", onde acessando o site da Prefeitura em um dispositivo móvel (www.portoalegre.rs.gov.br) é possível ter acesso a notícias e serviços ao cidadão.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.