Greg Rucka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Greg Rucka
GregRucka.jpg

Nascimento 29 de Novembro de 1969 (44 anos)
Local San Francisco, Califórnia
Nacionalidade estadunidense
Trabalhos de destaque 52
Detective Comics
Action Comics
Wolverine
Gotham Central
Queen & Country
Whiteout'

Gregory Rucka (29 de novembro de 1969) é um escritor estadunidense de romances e quadrinhos livros. Ele é casado com a escritora de quadrinhos e companheira Jen Van Meter.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Rucka nasceu em San Francisco, Califórnia, e creasceu na Costa Central da Califórnia, na qual é vulgarmente designado por "País Steinbeck" (Steinbeck country). Ele começou sua carreira escrevendo profissionalmente com a idade de 10, quando ganhou um concurso de histórias curtas de abrangência nacional,e não deixou de escrever desde então.

Ele se formou na Universidade de Vassar com uma AB em Inglês, e como Master of Professional Writing Program na Universidade do Sul da Califórnia.

Sua carreira começou com a sua série Atticus Kodiak. Kodiak é um guarda-costas cujos trabalhos raramente são tão simples como eles aparentavam primeiramente. A série, até à data consiste em: Keeper, Finder, Smoker, Shooting at Midnight, Critical Space, e Patriot Acts. Estas obras levaram Rucka a ser muito aclamado pela crítica e comparações com a elite dos escritores da ficção do gênero crime/suspense. Os romances "Atticus" são notáveis pelo seu realismo e atenção aos detalhes, que são parcialmente um produto do treinamento e experiência de Rucka como um EMT. Ele também escreveu três livros "não-Atticus": Fistful of Rain, a Gentleman's Game e Private Wars; os dois últimos são tie-ins para a sua série de Histórias em Quadrinhos Queen & Country.

Na década de 1990, Rucka seria colocada no cenário dos quadrinhos com sua série Whiteout, altamente elogiada pela crítica, publicado através da Ini-Press. Whiteout foca-se em um homicídio em uma base na Antártida. Ela foi seguida por uma continuação, Whiteout: Melt. Rucka teria início a um padrão com esta HQ: escrever personagens femininos fortes, e independentes. Queen & Country, que lida com espiões britânicos, é seu trabalho mais longo e mais pessoal (também publicado pela Oni). A maioria dos trabalhos do Rucka hoje é para a DC Comics, onde ele é o atual escritor de Xeque-mate, e foi co-escritor da série semanal 52. Gotham Central - a série que Rucka co-criou com o colega escritor Ed Brubaker - foi recentemente concluído por Rucka após Brubaker sair da DC para trabalhar exclusivamente pela Marvel. (Ambos Rucka e Brubaker tinha anteriormente trabalhado com Batman e seu elenco de apoio em Detective Comics, que Rucka escreveu, numa base regular, na sequência dos acontecimentos de Terra De Ninguém; ele também escrevu a novelização da mega-saga citada.)

Rucka é comumente considerado como um dos "Cinco Grandes escritores da DC Comics", junto com Geoff Johns, Grant Morrison, Mark Waid e Judd Winick. Ele também escreveu diversas edições dos títulos Adventures of Superman e Wonder Woman. Nas edições de 52, Johns, Morrison e Waid foram seus co-autores. Ele também fez trabalhos para a Marvel Comics - inclusive edições em Wolverine, Elektra e a mini-série Ultimate Daredevil e Elektra - e para a Image Comics. O primeiro volume de sua série, Queen and Country foi concluído em julho de 2007 com a edição # 32.

Greg afirmou que um outro volume será retomado em alguma época em 2009. O trabalho de Rucka, particularmente em quadrinhos, atraiu elogios da crítica e dos fãs, e também ganhou vários prêmios, incluindo Eisner Awards para o arco de Gotham Central chamado "Half Life" (que também ganhou um Prêmio Harvey), Whiteout: Melt e Queen and Country. Ele também foi destaque, na mini-série em quadrinhoso CSI: Crime Scene Investigation "Dying in the Gutters", como o assassinato acidental de um colunita de quadrinhos que tentava matar Joe Quesada devido a seu papel determinante no fim de Gotham Central. Rucka também escreveu o argumento para o "Crossfire" no anime em DVD chamado Batman: Gotham Knights em que Crispus Allen, um personagem que ele criou, também aparece.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

  • DC Comics
  1. Batman # 565, 568, 572-574, 587
  2. Batman/Huntress: Cry for Blood #1-6
  3. Batman: Death and the Maidens #1-9
  4. Detective Comics #732, 735, 739-753, 755-775, 783 (apenas história scundária de Batman: Death and the Maidens no 783)
  5. Adventures of Superman #626 (história secundária), 627-638, 640-648
  6. The OMAC Project #1-6 e Infinite Crisis Special
  7. Wonder Woman (vol. 2) #195-226
  8. Wonder Woman: The Hiketeia ( graphic novel , 1992)
  9. Gotham Central - a maioria das edições, geralmente com o co-escritor Ed Brubaker
  10. Checkmate #1-24
  11. 52 (Série semanal iniciada em Maio de 2006, co-escrito com Geoff Johns, Grant Morrison and Mark Waid)
  12. Crime Bible: Five Lessons of Blood #1-5
  13. Final Crisis: Revelations #1-#5 (em breve)

Oni Press[editar | editar código-fonte]

Image[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.