Hargreaves da Costa Macedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hargreaves da Costa Macedo
Nome completo Alberto Hargreaves da Costa Macedo
Nascimento 11 de Julho de 1929 (85 anos)
Santo Tirso
Nacionalidade Portugal portuguesa
Ocupação Arquiteto, Urbanista
Movimento Modernismo

Alberto Hargreaves da Costa Macedo, é um arquitecto português formado pela Escola de Belas Artes do Porto, conhecido pela utilização da linguagem Corbusiana em Portugal [1] tendo obtido uma nota final de curso de 18 valores.

Edifícios na Rua António Cardoso, U.R.BE Porto.
Plano de urbanização da U.R.BE Porto.
Urbanização dos Pinhais da Foz, Porto
Moagem, VNGaia

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em 1929, em Santo Tirso, ingressou no curso de arquitectura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto[2] , formando-se em 1962 [3] . Começou logo a leccionar, tendo sido professor entre 1962 até 1966 e como já tinha sido Presidente da Associação Cristã na Associação de Estudantes, foi também Presidente da Ordem dos Arquitectos onde realizou vários mandatos entre 1978 e 1984, na altura, então chamada Associação dos Arquitectos Portugueses.

Obras[editar | editar código-fonte]

Na sua Obra constam a vários projectos de urbanismo como a Urbanização Pinhais da Foz no Porto e a Urbanização "Unidade Residencial do Bessa - (U.R.BE.)", com uma área de 94.000m2, entre a Avenida da Boavista, Rua António Cardoso, Rua do Campo Alegre e Rua Bessa Leite no Porto. Aqui estava previsto 17 blocos residenciais, centro comercial, centro cultural, piscina - ginásio e escola primária. A U.R.BE. contemplava uma área coberta de 22.000m2 e os restantes 72.000m2 - zonas verdes e ruas. Entre os vários projectos de Arquitectura, na sua Obra destacam-se os quatro blocos de habitação na U.R.BE, conhecidos pelos "blocos de chocolate", na Rua António Cardoso no Porto.

Alberto Hargreaves da Costa Macedo teve uma importante relação com a cidade do Porto. Materializou a A carta de Atenas Le Corbusier em 1967 numa cidade com uma malha urbana habituada a lotes de frente estreita e muito fundos. Nas suas Obras de projectista e urbanista teve como ponto principal o bairro-jardim e a cidade-jardim.

Referências

  1. Construção moderna: as grandes mudanças do século XX [1]
  2. Livro de Matriculas-Repositório Temático. Visitado em 29 de Janeiro de 2013.
  3. Arquivo da Escola Superior de Belas Artes do Porto (FBAUP). Visitado em 29 de Janeiro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Personalidades, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) arquiteto(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.