Cidade Jardim (teoria)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Diagrama dos 3 imãs, de Ebenezer Howard, que abordava a questão 'Pessoas: para onde elas irão?', sendo que as escolhas eram 'Cidade', 'Campo' ou 'Campo-cidade'.

A cidade jardim é um modelo de cidade concebido por Ebenezer Howard, no final do século XIX, consistindo em uma comunidade autônoma cercada por um cinturão verde num meio-termo entre campo e cidade. A ideia era aproveitar as vantagens do campo eliminando as desvantagens da grande cidade, mas nem sempre pode ser um sinônimo de ecocidade.

História[editar | editar código-fonte]

A noção de cidade jardim foi primeiro apresentada através do livro To-morrow a Peaceful Path to Real Reform (1898), mais tarde revisado e editado como Garden Cities of Tomorrow em 1902. Em 1899 foi fundada a Garden Cities Association cujo objetivo foi o de divulgar o modelo e efetuar a sua construção.

Este movimento foi responsável pela construção de:

Esta filosofia influenciou Walter Burley Griffin no projeto da capital australiana Canberra e Attilio Corrêa Lima no projeto da cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, Brasil. Exemplo de "Cidade-Jardim" são as cidades de Maringá, Umuarama e Cianorte no estado do Paraná, idealizadas e construídas pela Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, uma empresa de capital britânico.

O conceito foi ainda empregado na criação de vários bairros na cidade de São Paulo pela Companhia City, inclusive o bairro que atualmente se chama Cidade Jardim.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre urbanismo, planejamento e estudos urbanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.