Hassan Gouled Aptidon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde maio de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Hassan Gouled Aptidon
Hassan Gouled Aptidon
presidente de Djibouti
Mandato 27 de junho de 1977 - 8 de maio de 1999
Sucessor(a) Ismail Omar Guelleh
Vida
Nascimento 15 de outubro de 1916
Garissa, Somália
Morte 21 de novembro de 2006 (90 anos)
Dados pessoais
Partido Rassemblement Populaire pour le Progrès - RPP
Profissão Político

Hassan Gouled Aptidon (Garissa, Somália, 15 de outubro de 191621 de novembro de 2006), foi Primeiro-Ministro do Djibouti, de maio a junho de 1977, ano em que se tornou igualmente o primeiro Presidente da pequena república do Leste africano, tendo-a governado desde 1977 ao ano de 1999[1] .

Em 1981, após percorrer o país, declarou a formação de um novo partido, partido este denominado Rassemblement Populaire pour le Progrès (RPP).

Depois da invasão, da cidade capital do Djibouti, durante uma guerra civil, retornou a candidatar-se ao Poder e, de novo, venceu, com 72 por cento do votos. Exterminou, posteriormente, o partido que havia iniciado a guerra que tantas pessoas matou e massacrou.

Todavia, no ano de 1999, decide dar fim a uma carreira política de sucessos, sucedendo-lhe, como presidente, o seu sobrinho Ismail Omar Guelleh.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
-
Presidente do Djibouti
1977 - 1999
Sucedido por
Ismail Omar Guelleh