Heavy Rain

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Heavy Rain
Desenvolvedora Quantic Dream
Publicadora(s) Sony Computer Entertainment
Diretor David Cage
Compositor(es) Normand Corbeil
Motor Havok
Plataforma(s) PlayStation 3
Data(s) de lançamento
  • JP 18 de fevereiro de 2010
  • AN 23 de fevereiro de 2010
  • EU 24 de fevereiro de 2010
Gênero(s) Drama interativo, Ação-aventura
Modos de jogo Um jogador
Classificação Inadequado para menores de 16 anos i DEJUS (Brasil)[1]
Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 16 anos i PEGI (Europa)
Mídia Disco blu-ray
Hardware
Resolução 720p
Versão 1.02

Heavy Rain é um jogo desenvolvido pela Quantic Dream, exclusivo para o console PlayStation 3. O jogo é dirigido pelo fundador da Quantic Dream David Cage. A história de Heavy Rain é um thriller dramático estilo film noir, centrado em quatro protagonistas envolvidos com o mistério do assassino do Origami, um serial killer que usa longos períodos de chuva para afogar suas vítimas. O jogador interage com o jogo realizando ações destacadas na tela relacionadas aos movimentos no controle. E em alguns casos, realizando uma série de eventos em tempo rápido durante as sequências de ação rápida. As decisões do jogador e ações durante o jogo irão afetar a trama, os personagens principais podem ser mortos, e certas ações podem levar a diferentes finais. Uma demo jogável foi lançada em 11 de fevereiro de 2010.[2] [3] [4]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Há quatro principais personagens jogáveis. O jogador controla um personagem por vez.

  • Ethan Mars é um arquiteto com uma esposa e dois filhos. Dois anos antes da história principal, seu filho mais velho (Jason) morreu em um acidente de carro. Ele agora está deprimido, separado de sua esposa e distante de seu outro filho, Shaun. Ethan logo descobre que Shaun foi capturado e pode se tornar a próxima vítima do Assassino do Origami, e é forçado a ir aos extremos para salvá-lo. Ele é dublado por Pascal Langdale.
  • Madison Paige é uma jornalista que vive sozinha na cidade. Sofre de insônia crônica, e dorme em motéis, pois são os únicos lugares onde ela consegue dormir. Ela finalmente se vê envolvida no caso do Assassino do Origami, realizando suas próprias investigações. Ela é dublada por Judi Beecher, e sua imagem e captura de movimentos foram fornecidas por Jacqui Ainsley.
  • Norman Jayden é um agente do FBI enviado para ajudar a polícia na investigação sobre o Assassino do Origami. Jayden possui um conjunto de óculos de realidade aumentada experimental chamado Interface de Realidade Adicionada, ou IRA, que o permite investigar cenas de crimes e analisar provas com mais rapidez. Ele também está lutando contra o vício de uma droga chamada "triptocaine". Ele é dublado por Leon Ockenden.
  • Scott Shelby é um policial aposentado, que sofre de ataques de asma, atualmente trabalha como detetive particular. Em nome das famílias das vítimas anteriores, ele conduz sua própria investigação sobre o Assassino do Origami. Ele é dublado por Sam Douglas.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A maior parte do game é em Quick Time Event. Heavy Rain é semelhante a muitos jogos de ficção interativa, exigindo que jogador mova o personagem para interagir com os objetos ou outros personagens não jogaveis para o progresso da história. As escolhas que o jogador faz ou as ações realizadas ou não realizadas afetará mais tarde cenas no jogo. Por exemplo, é possível que um personagem morra ou seja preso, e não esteja presente em uma cena mais tarde. Não há "game over" em Heavy Rain. O jogo irá progredir para uma série de finais diferentes, dependendo do desempenho do jogador, mesmo se todos os personagens se tornarem incapacitados de alguma maneira. No entanto, quando o jogo estiver completo, o jogador pode retornar a cenas anteriores e reproduzi-las, possivelmente alterando os fatos.

Na maioria das cenas, o jogador pode controlar o personagem principal, movendo-o pelo ambiente e também pode pressionar um botão para ouvir os pensamentos do personagem. Quando o jogador está perto de um objeto ou outro personagem que possa interagir, eles serão apresentados com um ícone sensível que representa o controle que eles precisam fazer. Em algumas cenas, o jogador não tem controle total sobre o personagem mas deve estar preparado para responder os comandos em tempo rápido, como uma luta corpo-a-corpo ou quando estiver dirigindo freneticamente no lado errado da estrada, se o jogador cumprir os comandos de forma incorreta eventualmente alterará a forma as futuras cenas.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O jogo começou a ser produzido em 2006. Foi anunciado na E3 de 2006 com uma demo técnica foi demonstrada ao público, intitulada "The Casting".

Heavy Rain Chronicles[editar | editar código-fonte]

As Crônicas são uma série de prequel que ocorrem durante os primeiros assassinatos do Assassino do Origami. O primeiro, O Taxidermista, foi lançado em 1 de abril de 2010, disponível para compra na Playstation Network.

O Taxidermista segue Madison em uma viagem para visitar Leland White, um taxidermista, para encontrar uma conexão com o Assassino do Origami. Encontrando sua casa vazia, Madison invade sua casa e descobre um espaço no andar de cima contendo vários cadáveres do sexo feminino, empalhados e colocados em várias posições, incluindo um cadáver morto recente em um banheiro. Após a coleta de informações, Madison ouve o som do carro de Leland, e se esconde em vários quartos da casa, antes de fugir e relatar o assassino à polícia.

Notas da crítica[editar | editar código-fonte]

  • 10/10 Gamervision.com
  • 10/10 Boomtown.net
  • 10/10 Totalvideogames.com
  • 5/5 Gamepro.com
  • 9,8/10 Psillustrated.com
  • 9,7/10 Everyeye.it
  • 9,5/10 Gameinformer.com
  • 9,4/10 Multiplayer.it
  • 9,2 Gamingxp.com
  • 9,1/10 1up.com
  • 9/10 Eurogamer.net
  • 9/10 Ign.com
  • 8.7/10 Metacritic.com

Referências

  1. (10 de fevereiro de 2010) "Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação". Diário Oficial da União (Ano CXLVII Nº28): p. 32. ISSN 1677-7042. Página visitada em 31 de maio de 2013.
  2. Jogo no site GameFaqs
  3. Criador do Heavy Rain em entrevista
  4. Site oficial

Ligações externas[editar | editar código-fonte]