Heloísa Apolónia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Heloísa Augusta Baião de Brito Apolónia (Barreiro, 26 de Junho de 1969) é uma jurista e deputada portuguesa, eleita deputada nas listas da Coligação Democrática Unitária (CDU) em representação do Partido Ecologista "Os Verdes" nas VII, VIII, IX e X legislaturas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Heloísa Augusta Baião de Brito Apolónia nasceu a 26 de Junho de 1969 e é licenciada em Direito, tendo frequentado o mestrado, também em Direito. É uma activista política e tornou-se o rosto do partido Os Verdes, defende não serem um «prolongamento do PCP», e passou um terço da vida no Parlamento[1] .

Tinha 17 ou 18 anos quando ao passar na Baixa de Lisboa parou para ver um teatrinho de rua contra o nuclear, e foi desde logo uma causa que lhe disse muito. deixou ficar o seu contacto, motivada para ser chamada. Acabou por ser contactada e foi quando começou a participar em iniciativas e reuniões e se foi aliciando ao projecto e ganhando consciência ecologista[1] .

Pertence a algumas comissões parlamentares, tais como: a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias (como Suplente), a Comissão de Economia e Obras Públicas [como Coordenador GP], a Comissão de Agricultura e Mar (como Suplente), a Comissão de Educação, Ciência e Cultura (Coordenador GP), a Comissão de Saúde (Suplente), a Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local [Coordenador GP], o Grupo de Trabalho - Parlamento dos Jovens, o Grupo de Trabalho - Audiências - 6.ª CEOP e o Grupo de Trabalho - Arrendamento Urbano e Reabilitação Urbana[2] .

Referências

  1. a b SOL (19 de Fevereiro de 2012). Heloísa Apolónia: ‘Não sou marxista, sou ecologista’. Página visitada em 15 de Junho de 2012.
  2. Assembleia da República. Heloísa Apolónia: Biografia. Página visitada em 15 de Junho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.