Hemo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Modelo do Heme B

Hemo ou heme é um grupo prostético que consiste de um átomo de ferro contido no centro de um largo anel orgânico heterocíclico chamado porfirina.

O grupo hemo possui um átomo de ferro ferroso "Fe++" para exercer a função de ligação com o oxigênio em células sanguíneas, parte se liga a um resíduo de histidina da globina e outra a uma molécula de oxigênio, a mioglobina possui um grupo heme na sua cadeia polipeptídica a hemoglobina possui quatro grupos heme. A sua ligação com oxigênio depende de uma pressão parcial de oxigênio determinada como P que corresponde a 50% dos seus sítios de ligações, a hemoglobina precisa de um P igual a 26mmHg para ocupar 50% dos seus sítios; a mioglobina como possui apenas um grupo heme, requer 1mmHg para ocupar P. Por isso sua importância, durante uma atividade física a concentração de oxigênio diminui e essas moléculas deixam a hemoglobina por essa diminuição de P, a mioglobina capta essas moléculas e transporta para os tecidos.

O succinato proveniente da descarboxilação do alfa cetoglutarato em conjunto com a glicina são as moléculas chave para a formação do grupo heme.

Ícone de esboço Este artigo sobre Bioquímica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.