High School Musical (série de filmes)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
High School Musical
 Estados Unidos
 • 97 (1)
111 (2)
112 (3)
320 (total) min
 
Direção Kenny Ortega
Produção Bill Borden
Don Schain (1-3)
Roteiro Peter Barsocchini
Elenco Zac Efron
Vanessa Hudgens
Ashley Tisdale
Lucas Grabeel
Corbin Bleu
Monique Coleman
Idioma Inglês
Música David Lawrence
Adam Watts
Drew Lane
Eddie Galan
Drew Seeley
Matthew Gerrard
Robbie Nevil
Shankar Mahadevan
Randy Petersen
Antonia Amato
Jamie Houston
Tim James
Kevin Quinn
Faye Greenberg
Andy Dodd
Greg Cham
Ray Cham
Cinematografia Gordon Lonsdale (1-2)
Daniel Aranyò (3)
Edição Seth Flaum
Distribuição Disney Channel
Walt Disney Pictures
Lançamento 2006-presente
Orçamento $4,200,000 (1)
$7,000,000 (2)
$13,300,000 (3)
$24,500,000 (total)
Receita $253 milhões (total)

High School Musical é uma série de filmes composta por três filmes musicais dirigidos por Kenny Ortega[1] [2] , com roteiros de Peter Barsocchini. Os filmes são estrelados por Zac Efron, Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale, Lucas Grabeel, Corbin Bleu e Monique Coleman.

O primeiro filme foi originalmente lançado simplesmente como um filme original do Disney Channel, porém depois do grande sucesso, foi feito uma sequência e posteriormente um terceiro. O terceiro filme é o primeiro e único lançado nos cinemas.

Ashley Tisdale reprisará sua personagem Sharpay Evans no spin-off da série intitulado Fabulous Sharpay's Adventure[3] [4] , que tem previsão de lançamento para 2011.

Série de filmes[editar | editar código-fonte]

High School Musical[editar | editar código-fonte]

High School Musical foi lançado em 20 de janeiro de 2006 como um filme original do Disney Channel, sendo o mais sucedido já produzido pelo canal. O filme foi o visto por 7,7 milhões de espectadores na transmissão de estréia nos Estados Unidos[5] , e visto por 789 mil espectadores na estréia no Reino Unido. Foi a primeira vez que um filme original do canal foi exibido pela BBC. Ao todo, o filme foi visto por mais de 225 milhões de pessoas em todo o mundo[6] . O primeiro filme estrela Zac Efron, Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale, Corbin Bleu, Lucas Grabeel e Monique Coleman.

O filme acompanha as vidas da patricinha Sharpay Evans (Ashley Tisdale), a estrela de basquete Troy Bolton (Zac Efron) e a tímida e inteligente Gabriella Montez (Vanessa Hudgens).

High School Musical 2[editar | editar código-fonte]

É o fim do ano letivo, e todos estão animados com as férias de verão. Gabriella Montez (Vanessa Hudgens) tem a chance de finalmente passar suas férias de verão sem ter que se mudar. A turma é contratado pelo Lava Springs Country Club e a patricinha residente do clube, Sharpay Evans (Ashley Tisdale), está preocupada com os Wildcats novamente em seu território. Ela passa tentar convencer o gerente do clube à demitir os Wildcats enquanto tenta conquistar Troy (Zac Efron), oferecendo-lhe diversos luxos, incluindo a chance de uma bolsa de estudos, embora Troy Bolton diga a ela, que ele é comprometido com Gabriella Montez.

High School Musical 3: Senior Year[editar | editar código-fonte]

High School Musical 4: East Meets West[editar | editar código-fonte]

O filme está nas mãos do coreográfo e diretor Jeffrey Hornaday[7] [8] . O elenco ainda está sendo decidido. A história focará na rivalidade entre os Wildcats do East High Wildcats e os Knights do West High Knights[7] [8] . Será um filme para a televisão e não irá incluir as habituais personagens principais das edições anteriores[9] .

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Filme
High School Musical High School Musical 2 High School Musical 3: Senior Year High School Musical 4: East Meets West Fabulous Sharpay's Adventure
Troy Bolton Zac Efron
Gabriella Montez Vanessa Hudgens
Sharpay Evans Ashley Tisdale Ashley Tisdale
Chad Danforth Corbin Bleu
Ryan Evans Lucas Grabeel Lucas Grabeel
Taylor McKessie Monique Coleman
Kelsi Nielse Olesya Rulin
Zeke Baylor Chris Warren Jr.
Jason Cross Ryne Sanborn
Martha Cox Kaycee Stroh
Sra. Darbus Alyson Reed
Jack Bolton Bart Johnson
Sra. Montez Socorro Herrera Socorro Herrera
Vance Evans Robert Curtis Brown
Sra. Evans Jessica Tuck
Sra. Bolton Leslie Wing Pomeroy
Sr. Fulton Mark L. Taylor
Tiara Gold Jemma McKenzie-Brown
Donny Dion Justin Martin
Jimmie "Foguete" Zara Matt Prokop
Sr. Danforth David Reivers
Sra. Danforth Yolanda Wood
Diretor Matsui Joey Miyashima Joey Miyashima

Spin-offs[editar | editar código-fonte]

High School Musical: El Desafío[editar | editar código-fonte]

High School Música: El Desafioé um spin-off do High School Musical estadunidense para a América Latina, baseado no livro "Battle of the Bands". Os filmes foram adptados naArgentina[10] , depois México e então Brasil[11] .Os filmes tiveram 12 novas músicas no total (8 para Argentina e México, 4 no Brasil), e 3 covers de outros artistas (Dime Ven - México, Cedo Ou Tarde - Brasil e Twist And Shout - Argentina) produzidas exclusivamente para esse projeto nesses países. Os filmes está estrelando os vencedores e finalistas do programa High School Musical: La Selección/A Seleção realizado nesses países.

High School Musical: El Desafío (Argentina) High School Musical: El Desafío é um spin-off do filme norte-americano High School Musical, adaptado do livro "Battle of the Bands"[1] para o mercado Argentino. Escrita especialmente para o cinema, conta com uma trilha sonora composta por nove produções exclusivas, sendo uma das músicas composta por Alejandro Lerner, interpretada por ele durante o fim dos créditos.

Os personagens do filme são interpretados pelos vencedores e finalistas do programa de TV argentino High School Musical: La Selección: Agus, Fer, Delfi, Walter, Gastón, Vale, Sofi e Juanchi. Ainda com as participações especiais de Andrea del Boca, Adriana Salonia, Peter McFarlane e a estreia em filme de Liz Solari. O filme estreou nos cinemas argentinos em 17 de julho de 2008[2], ficando como o segundo filme mais visto em sua semana de estreia no país.

Sinopse Um novo ano escolar começa no colégio 'High School Argentina' (HSA). Chegando de suas férias, Fer, o capitão da equipe de rugby Los Jaguares, descobre que Agus, sua vizinha e colega de classe, mudou muito durante o verão. Delfi, sem mudanças, continua vaidosa como sempre e gastando seu tempo dominando o irmão Walter e suas amigas Alicia, Clari e Valeria, ou como ela prefere chamar: Las Invisibles (As invisíveis). O diretor do colégio junto com a professora de artes, convoca os alunos para participarem do primeiro "Desafio das bandas", concurso musical onde os alunos terão a oportunidade de se mostrarem como verdadeiras estrelas da música. Trabalhando contra o relógio e com poucos recursos, os alunos se empenham para o grande dia. Fer e Agus, juntos com Juanchi, Sofi, Facha, Gastón e Walter participam do concurso formando uma banda chamada Scrum. Ao mesmo tempo, Delfi participa junto com suas amigas, e tenta de tudo para separar Walter do grupo. Porém, apenas uma banda será a vencedora, aquela que for capaz de entender sobre o trabalho em equipe, a superação, os que não forem apenas melhores artistas mais como também melhores pessoas

High School Musical: El Desafío (México)

High School Musical: El Desafio é uma spin-off o filme High School Musical, é a versão para o cinema México, estreou em 5 de setembro de 2008 no cinema mexicano. A estréia foi realizada em 24 de agosto de 2008 em Auditorio Nacional da Cidade do México.

Sinopse Um novo ano escolar começa no colégio 'High School México (HSM). Chegando de suas férias, Cristobal, o capitão da equipe de Los borregos, descobre que Mariana, sua vizinha e colega de classe, mudou muito durante o verão. Luli, sem mudanças, continua vaidosa como sempre e gastando seu tempo dominando o irmão Fer e suas amigas pau, caro e fabi. O diretor do colégio junto com a professora de artes, convoca os alunos para participarem do primeiro "Desafio das bandas", concurso musical onde os alunos terão a oportunidade de se mostrarem como verdadeiras estrelas da música. Trabalhando contra o relógio e com poucos recursos, os alunos se empenham para o grande dia. Cristobal e Mariana, juntos com Juan Carlos, Sthepie,Jorge,Cesar e Fer participam do concurso formando uma banda chamada fair Play. Ao mesmo tempo, Luli participa junto com suas amigas, e tenta de tudo para separar Fer do grupo. Porém, apenas uma banda será a vencedora, aquela que for capaz de entender sobre o trabalho em equipe, a superação, os que não forem apenas melhores artistas mais como também melhores pessoas.

High School Musical: O Desafio (Brasil) High School Musical: O Desafio é a adaptação cinematográfica brasileira do filme norte-americano High School Musical, adaptado do livro "Battle of the Bands" para o mercado brasileiro. A produção local é da Total Entertainment, conhecida também como Total Filmes e a co-produção fica nas mãos da Walt Disney Studios Motion Pictures Brasil, responsável pela distribuição. No entanto o filme sofreu algumas mudanças já que os produtores César Rodrigues e a Total Filmes "abrasileiraram" o projeto filmado no Rio de Janeiro, não seguindo o estilo caricato que se vê nas outras produções latinas. O diretor de arte, Clóvis Bueno, conseguiu adaptar o visual de maneira diferenciada, a produtora Iafa Britz se emocionou ao ver a coreografia do Olodum e do futebol. Os números de dança ficaram a cargo de Tânia Nardini e de sua equipe de três coreógrafos. O maestro Marconi Araújo preparou a voz dos atores e o produtor musical Guto Graça Mello fez as músicas.

A renomada diretora Karen Acioly trabalhou durante dois meses na preparação do elenco principal, trabalhando em conjunto com César Rodrigues. Para este primeiro projeto cinematrográfico da Disney no Brasil, César Rodrigues aproveitou sua experiência com crianças e adolescentes no teatro. Quanto às filmagens dos números musicais, o diretor teve à sua disposição três câmeras e uma grua de 11 metros SteadyCam Dolly.

O elenco do filme foi escolhido depois de várias audições do Disney High School Musical - A Seleção (ou só HSM - A Seleção). É formado por Olavo Cavalheiro, Renata Ferreira, Fellipe Guadanucci, Paula Barbosa, Moroni Cruz, Bia Machado, Samuel Nascimento e Karol Cândido. Conta com a participação especial da cantora Wanessa. Vale salientar que os dezoito finalistas do High School Musical a Seleção estão entre os figurantes, bem como Thaís Gorga, apresentadora do Zapping Zone. As Filmagens iniciaram em Abril de 2009 e foram concluídas em 14 de junho. As sessões do filme iniciaram nos principais cinemas do Brasil a partir do dia 5 de fevereiro de 2010.

Sinopse Um novo ano escolar começa no colégio High School Brasil. Com o reinício das aulas, Olavo, o capitão da equipe de futsal Lobos-Guará, descobre que sua vizinha e colega de classe Renata mudou muito durante as férias. Paula, sem mudanças, continua vaidosa como sempre e gastando seu tempo dominando o irmão Felipe e suas amigas Karol, Alícia e Clara, ou como ela prefere chamar: As Invisíveis.

O diretor do colégio e a Professora Márcia, de Artes, convoca os alunos para o primeiro Concurso de Música. Será a o oportunidade para que os estudantes demonstrem ser verdadeiras estrelas da música.

Apenas uma banda será a vencedora, aquela que for capaz de trabalhar em equipe, buscar a superação e souber que não basta apenas formar um grupo com os melhores artistas - é imprescindível que demonstrem ser as melhores pessoas.

Trabalhando contra o relógio e com poucos recursos, os alunos se empenham para o grande dia. Olavo e Renata, juntos com Moroni, Bia, Samuel, Fábio e Ed participam do concurso formando uma banda que denominaram de Tribo. Moroni de início ironiza a possibilidade de cantar. Os outros rapazes que fazem parte dos Lobos-Guará também não ficam muito animados com a proposta de formarem uma banda e cantarem no Concurso de Música, mas acabam aceitando a ideia. Renata, que havia sido preterida por Paula em seu grupo, junta-se a Olavo e seus amigos para formarem a banda. Percebem que precisam da ajuda de Fellipe para que todos encontrem a harmonia ao cantarem. Ao mesmo tempo, Paula tenta prejudicar a banda para que eles não sejam bem sucedidos. Ela não se conforma ao ver que seu irmão Fellipe aceita o convite da Banda Tribo e procura fazer de tudo para que ele não apoie a banda rival. Chega ao extremo de burlar o regulamento da disputa. No momento da apresentação, Paula perde a voz e é Karol quem segura a apresentação podendo finalmente mostrar seu talento vocal. Mesmo assim ela busca Paula atrás das cortinas para finalizar a apresentação. A atitude das pessoas faz com que Paula se redima ao final do Concurso de Música e perceba que a amizade e o bom relacionamento familiar são mais importantes do que a mera vaidade.

Por sua vez, o pai de Olavo reconhece que o filho pode fazer suas próprias escolhas e lhe dar orgulho tanto nos esportes como em outras áreas, como foi o caso da música. é um filme bem diferente bem elaborado e com várias participações especiais, e efeitos bem legais com os atores principais.

High School Musical: China[editar | editar código-fonte]

High School Musical China é um spin-off do filme americano High School Musical para o mercado chinês,também inspirado no livro livro "Battle of the Bands". O filme estreou em 4 de agosto de 2010 em Beijing, como noticiamos anteriormente, música tema se chama "Wo Fei Gu Wo Zai" ("Eu posso voar"), dueto de Jane Zhang e JJ Lin. Esse foi o único filme da Disney na China entre os outros 5 lançados que fizeram sucesso local. A repercussão foi de cerca de 12 milhões de copias da trilha sonora em plena era de download. Esse foi o único filme da era HSM lançado nos EUA. Nome original (em romanji): Ge Wu Qing Chun Gênero: Música, drama, romance Diretor: Shi-Zheng Chen Roterista: Li Lin Produção: Walt Disney, Shanghai Media Group (SMG) e Huayi Brothers Estrelas: Joe Cheng, Yongchen Liu e Zihan Ma Elenco principal: Joe Cheng (como Kobe), Yongchen Liu (como Skinny), Zihan Ma (como Ning Ning), Lin Qi (como Yuan Yuan), Gu Xuan (como Yang Yang), Junning Zhang (como Poet). Tempo de duração: 189 min. Ano: 2010 País: China

Sinopse Poeta é um aluno popular da Faculdade "Escola Oriental Internacional" por jogar Basquete e seus maravilhosos poemas, que durante o novo ano letivo descobre uma paixão por cantar e que o ajudar a ter um relacionamento com Ning-Ning a nova aluna da faculdade e de sua classe, que é precionada pelos pais, que mudaram ate de cidade e vendem frutos do mar para pagar a faculdade da filha, para que se concentrem nos estudos. Go Xuan, conhecida como "Princesa" por lá, não gosta nenhum pouco da ideia de saber que Ning-Ning está se inturmando com os seus amigos e muito menos com Poeta, e ainda por cima morre de inveja do talendo de atuar e cantar de Ning-Ning.

A Faculdade, recebe um grande convite para um concurso, onde Escolas e Faculdades de toda a China, vão competir uma premiação, cada um deve se apresentar musicalmente.

Ning-Ning e Poeta vão viver grandes conflitos criados por Go Xuan e nisso criar grandes momentos românticos e ficar cada vez mais unidos. Com ajuda dos amigos eles vão lutar para participar do concurso, e mesmo depois da apresentação do Go Xuan, tentar para que faculdade seja a vencedora.

O Filme conta com a participação especial da cantora Rhianna.

High School Musical China, é um filme de superação e realização, mudando toda forma de pensar sobre o preconceito musical nas escolas, e mostrar que o trabalho em equipe é o caminho para a vitória. Além disso um grande romantismo ao redor de músicas surpreendentes, e mostrar que uma copia pode ser bem melhor que original.

Na Crítica "Suprendente e Espetacular" - Cinema com Pipoca "Essa sim, é a história original" Zou Zou Racional "È um orgulho ter esse filme com a marca High School Musical" Rich Ross (Chairman for Walt Disney Studios EUA).

Sharpay's Fabulous Adventure[editar | editar código-fonte]

Ashley Tisdale confirmou um spin-off do filme intitulado Sharpay's Fabulous Adventure está sendo feito, centrando em sua personagem Sharpay Evans. No filme, Sharpay muda-se para New York para realizar seu sonho de se tornar uma estrela da Broadway[12] . Ela também confirmou que uma das estrelas dos filmes anteriores vai fazer uma aparição, e desde então, tem havido rumores de que Lucas Grabeel irá retornar em seu papel como Ryan Evans. O filme será lançado em 2011.

High School Musical: The Concert[editar | editar código-fonte]

.

A turnê "High School Musical: The Concert" foi iniciada em 29 de novembro de 2006 em San Diego, Califórnia. A turnê continuou até 28 de janeiro de 2007 com o elenco apresentando-se nas principais cidades dos Estados Unidos, Canadá e América Latina. O show apresentou todos os membros do elenco original, exceto Zac Efron, que estava filmando Hairspray e substituído por Drew Seeley (que dublou Efron nas canções no primeiro filme). O concerto contou com as músicas originais do filme, assim como músicas de Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale e Corbin Bleu.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "High School Musical 3" encerra história, afirma diretor Folha Online. Página visitada em 22-07-2010.
  2. Video: Interview with Kenny Ortega, director of High School 3 Guardian. Página visitada em 22-07-2010.
  3. Ashley Tisdale volta ao papel de Sharpay Evans R7 (1 de abril de 2010). Página visitada em 22-07-2010.
  4. Ashley Tisdale vai estrelar filme derivado de "High School Musical" Folha Online (2 de abril de 2010). Página visitada em 22-07-2010.
  5. Keveney, Bill. "Can 'High School Musical' do it again?", USA Today, 13-08-2007. Página visitada em 22-07-2010.
  6. DisneyChannelFacts Disney Channel. Página visitada em 22-07-2010.
  7. a b High School Musical 4 Is Underway – Are You Excited?. Página visitada em 22-07-2010.
  8. a b Jeffrey Hornaday To Helm Disney Channel's 'HIGH SCHOOL MUSICAL EAST MEETS WEST'. Página visitada em 22-07-2010.
  9. Disney anuncia quarto filme da série "High School Musical" Folha Online. Página visitada em 22-07-2010.
  10. Disney made in Argentina Clarin. Página visitada em 22-07-2010.
  11. Disney estreia no Brasil com produção de longa enlatado Folha Online (5 de fevereiro de 2010). Página visitada em 22-07-2010.
  12. Disney começa a produzir "Sharpay's Fabulous Adventure", com Ashley Tisdale Folha Online (9 de junho de 2010). Página visitada em 22-07-2010.