Hipódamo de Mileto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Hipódamo ou Hipodamo (em grego: Ἱππόδαμος ὁ Μιλήσιος; Mileto, ca. 498 a.C.408 a.C.) foi um arquiteto grego, um representante da antiga Escola Jônia, que primava pelo requinte e pelo luxo. Aristóteles, o descreveu como original em todos os aspectos e como alguém que desejava ser um erudito em todas as ciências da natureza.

Hipódamo não foi apenas um arquiteto, foi um verdadeiro teórico do habitat urbano. Foi ele quem planejou o Pireu, em Atenas, na época de Péricles. Também foi arquiteto da colônia de Turi, na Itália, em 443 a.C. Foi o primeiro arquiteto grego a conceber um planejamento urbano e a estrutura de uma cidade a partir de um ponto de vista que privilegiava a funcionalidade. Hipódamo foi o introdutor de uma planificação apoiada em ruas largas que se cruzavam em ângulos retos. A lógica, a clareza e a simplicidade se destacavam.

Impossível não relacionar o conceito de arquitetura de Hipódamo com o pensamento de sua época: o plano em forma de tabuleiro de xadrez reflete as divisões lógicas e matemáticas pelas quais os filósofos-arquitetos do século V a.C. procuravam refletir a sociedade ideal. Hipódamo é considerado o primeiro dos urbanistas.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.