História do judaísmo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A torre da justiça em Edirne. A data é Tishá BeAv, 1666. Sabbatai Zevi anuncia que seu nome é Mehmed. Sobre sua cabeça está a espada de Osman.[1] A Torre da Justiça tem uma arquitetura única, simbolizando a natureza dupla da Coroça.

A história do judaísmo está intimamente ligada à tradição rabínica, que remonta à época de Alexandre, o Grande, com o cerco de Tiro. A formação da perspectiva dos judeus que levou à formação de sua religião começou no segundo milênio a.C. em Canaã.[2]

Para história e historiografia, é extremamente importante distinguir entre a história dos judeus e a história de sua religião em uma base semântica, conceitual e metodológica. [3]

O primeiro período de nascimento dessa religião, como é conhecido hoje, com base em sua tradição conservadora, é chamado Zugot. [4] A semântica mostra não apenas os pares de rabinos, mas também a natureza dual. A natureza dual é expressa na conexão da religião com as antigas tradições e práticas religiosas cananéias e fenícias, por um lado /incluindo Cartago Púnico, além disso, o nome da moeda de Israel e Cartago é um shekel/ e, por outro, o contexto histórico da época, ou seja, período helenístico; Guerras púnicas; a ascensão de Roma; a revolta dos macabeus; a destruição do templo de Jerusalém e as guerras judaico-romanas.

O fundamento dessa religião, no entanto, é estabelecido no período Chazal, e o judaísmo adquire uma aparência refinada, conhecida hoje nos tempos do chamado judaísmo rabínico.

E, nesse sentido, a conexão correlativa e antagônica do judaísmo com o cristianismo primitivo é enorme e se expressa através do chamado tradição judaico-cristã. A origem do cristianismo e do judaísmo reside nas contradições axiológicas e históricas durante o período helenístico, quando a estrela da Roma imperial subiu.

Referências

  1. ẒEBI B. MORDECAI
  2. Judaism
  3. Histoire du judaïsme, Nathan André Chouraqui, Paris, Presses universitaires de France, 1957, 128 p., ISBN 2130525741.
  4. ZUGOT
AcharonimRishonimGeonimSavoraimAmoraimTannaimZugot