Hormidium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaHormidium
Hormidium pseudopygmaeum
Hormidium pseudopygmaeum
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Tribo: Epidendreae
Subtribo: Laeliinae
Género: Hormidium
Lindl. ex Heynh. 1841
Espécie-tipo
Epidendrum pygmaeum
Hook.
Distribuição geográfica

Espécies
4 espécies - ver texto

Hormidium é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Heynhold sobre material de John Lindley, publicado em Nomenclator Botanicus Hortensis 1: 880, em 1841, o Hormidium pygmaeum (Hook.) Benth. & Hook.f. ex Hemsl., originalmente descrito por Hooker como Epidendrum pygmaeum é sua espécie tipo. Hormidium significa estar enfileirado como contas em um colar em referência à maneira que nascem os pseudobulbos sobre o rizoma dessas espécies.[1]

Distribuição[editar | editar código-fonte]

O gênero Hormidium é composto por cerca de quatro pequenas espécies epífitas, raro rupícolas, de crescimento escandente, reptante ou aéreo, que formam grandes touceiras, espalhadas por quase toda a América Latina, desde o México, sul da Flórida e Caribe até o sul do Brasil, em matas abertas e florestas úmidas. Apenas uma espécie registrada para o Brasil.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Apresentam rizoma longo e radicífero que se ramifica muito, formando sobre a sua hospedeira ou rochas grandes mantas de pseudobulbos espaçados, lisos, mais ou menos fusiformes, com até quatro folhas, guarnecidos por Baínhas laterais. folhas subcoriáceas, elíptico-lanceoladas. inflorescência muito curta, ostentando apenas uma ou duas flores em pequenas panículas ou fascículos sésseis que brotam de pequena espata presente na extremidade do pseudobulbo.

As flores são muito pequenas, carnosas, apresentam sépalas lanceoladas, sendo as laterais um tanto quanto côncavas, soldadas à base do labelo. pétalas bem mais estreitas e longas que as sépalas, de forma linear-lanceolada, da mesma cor das sépalas. labelo profundamente trilobado, com lobos laterais grandes envolvendo a coluna e na base soldado à mesma, e central muito pequeno agudo ou ligulado. A coluna terminada em três dentes variáveis mas similares que parcialmente recobrem a antera, contém quatro polínias.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Como já expusemos em detalhes ao tratar de Prosthechea, a validade do gênero Hormidium é bastante controversa. Seguindo a divisão proposta por Withner & Harding, aceitamos aqui este gênero com as observadas as ressalvas mencionadas em Prosthechea.

Espécies[editar | editar código-fonte]

  1. Hormidium pseudopygmaeum Finet, Bull. Herb. Boissier 7: 121 (1899).
  2. Hormidium pygmaeum (Hook.) Benth. & Hook.f. ex Hemsl., Biol. Cent.-Amer., Bot. 3: 218 (1884).
  3. Hormidium racemiferum (Dressler) Withner & P.A.Harding, Cattleyas & Relatives: Debatable Epidendrums: 157 (2004).
  4. Hormidium rhynchophorum (A.Rich. & Galeotti) Withner & P.A.Harding, Cattleyas & Relatives: Debatable Epidendrums: 158 (2004).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Hormidium — World Flora Online». www.worldfloraonline.org. Consultado em 19 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.