Hospital Espírita de Porto Alegre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Hospital Espírita de Porto Alegre é um hospital psiquiátrico filantrópico localizado no cidade brasileira de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

O hospital foi idealizado em 1912 por um grupo de pessoas vinculadas à doutrina espírita e fundado em 25 de dezembro de 1926, tendo funcionado inicialmente no bairro de Petrópolis (no prédio em que funcionou posteriormente o Hospital Petrópolis[1]) e tendo sido transferido em 1941 para o bairro de Teresópolis, onde hoje se encontra, na Praça Simões Lopes Neto, 175, em Porto Alegre.

O HEPA é um centro especializado em saúde mental, de caráter filantrópico, que baseia suas ações na fraternidade, no respeito pela cidadania, na ciência e no compartilhamento do conhecimento.

Criação do Hospital Santa Ana[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 2018, uma ala desativada de 5 mil m² do Hospital Espírita, a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação Educacional São Carlos (AESC), teve sua estrutura física reformada e deu origem a um novo hospital para a cidade: o Hospital Santa Ana.[2]

Leitos[editar | editar código-fonte]

O HEPA possui 320 leitos, 220 destinados a pacientes através do SUS, sendo 190 em internação fechada, 30 no atendimento diário e os 100 leitos restantes, destinados a convênios e particulares.

Atendimento[editar | editar código-fonte]

O atendimento é realizado por equipes multi e interdisciplinares, com assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem, farmacêuticos, médicos clínicos e psiquiatras, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e terapeutas ocupacionais. O Hospital Espírita dispõe de hospital dia, emergência psiquiátrica e dependência química em atendimento privado 24 horas.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Conta, atualmente com aproximadamente 400 funcionários, distribuídos em funções das áreas técnico-médica e administrativa. Oportuniza infra-estrutura ao funcionamento de estágios nas áreas da administração hospitalar, ciências contábeis, enfermagem, nutrição, psicologia, educação física, secretário executivo, segurança do trabalho, serviço social e terapia ocupacional, num total de 48 estagiários.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.