Hugo Gernsback

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hugo Gernsback
Hugo Gernsback assistindo a um programa televisivo de sua emisora WRNY em 1928.
Nome completo Hugo Gernsback
Nascimento 16 de agosto de 1884
Luxemburgo
Morte 19 de agosto de 1967 (83 anos)
Nova York
Nacionalidade Luxemburgo luxemburguês
Ocupação editor

Hugo Gernsback (Luxemburgo, 16 de agosto de 1884Nova York, 19 de agosto de 1967) foi um inventor e editor, além de autor de ficção científica. Emigrou para os Estados Unidos em 1905 para tentar comercializar uma pilha que havia inventado e que ninguém queria comprar em seu país. A partir de 1908 publicou a revista "Modern Electrics" que em poucos anos evoluiu para a primeira revista do mundo exclusivamente dedicada à ficção científica, Amazing Stories, em 1926. É nesta revista que inventou nos anos 20 o termo "cientificção" antes de se decidir pelo definitivo "ficção científica". Nas suas revistas de ficção científica deu a sua primeira oportunidade a autores como Isaac Asimov, Arthur C. Clarke, Robert A. Heinlein, entre muitos outros.

O Prémio Hugo é entregue a vários trabalhos de ficção científica anualmente, pelos membros da World Science Fiction Society como homenagem a Hugo Gernsback.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hugo Gernsback
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este(a) artigo sobre um(a) escritor(a) de ficção científica e fantasia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.