Igreja da Anunciação (Santander)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja da Anunciação
Iglesia de la Anunciación
Iglesia de la Compañía
Igreja da Anunciação (Santander)
Tipo igreja
Estilo dominante renascentista
Construção século XVII
Religião catolicismo
Diocese Santander
Património nacional
Bem de Interesse Cultural RI-51-0006930
Data 1992
Geografia
País Espanha
Comunidade autónoma Cantábria
Cidade Santander
Coordenadas 43° 27' 45" N 3° 48' 27" O
Mapa
Localização em mapa dinâmico

A Igreja da Anunciação (em castelhano: Iglesia de la Anunciación), também conhecida como Igreja da Companhia (por originalmente ter sido uma igreja da Companhia de Jesus; em castelhano: Iglesia de la Compañía) é um templo católico da cidade de Santander, a capital da comunidade autónoma da Cantábria, no norte de Espanha. Foi construída no século XVII, é dedicado a Nossa Senhora da Anunciação e é considerada o melhor exemplo da arquitetura renascentista da Cantábria, um estilo com pouca implantação na região. Foi declarada Bem de Interesse Cultural em 1992.

História[editar | editar código-fonte]

A igreja foi fundada por Magdalena de Ulloa, esposa de Luís de Quijada, mordomo Carlos V, e tutora de João de Áustria. Tal como fez noutras cidades, como Villagarcía de Campos, Magdalena de Ulloa fundou em Santander um colégio jesuíta, do qual apenas se conserva a sua igreja.

As obras de construção da igreja começaram em 1607 e estiveram paradas entre 1617 e 1619. O edifício tem semelhanças com a igreja de Villagarcía de Campos, desenhada por Rodrigo Gil de Hontañón (1500–1577), mas a autoria da igreja de Santander é atribuída ao mestre canteiro trasmerano, a região a sudeste e leste de Santander)}} Juan de Nates [es], embora as obras tenham sido concluídas por Juan de Mazarredondo e Juan de Rivas.

A igreja foi parcialmente afetada pelo incêndio de 1941 [es] que destruiu grande parte de Santander.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

A igreja é um edifício renascentista que segue os padrões classicistas vallisoletanos e os modelos jesuítas de raiz vignolesca, que apresenta grandes similitudes com a Igreja de Jesus de Roma.

A sua fachada é típica das igrejas que seguem essa tipologia, com dois corpos, com o superior mais estreito do que o inferior. O portal é formado por um arco de meio ponto, com pilastras que sustentam um entablamento e um frontão. Este é partido e no seu centro há um nicho com uma imagem de Nossa Senhora. Nos lados há dois vãos, abaixo um óculo e acima uma janela quadrada. Nas extremidades laterais do corpo inferior primeiro grupo há pilastras que são rematadas por bolas herrerianas no segundo corpo.

O corpo superior, mais estreito, tem ao centro uma janela arquitravada com escudos barrocos nos lados. Os escudos são de José de la Puente y Peña, o primeiro marquês de Villapuente de la Peña, e da sua esposa, Gertrudis de la Peña y Rueda, marquesa de las Torres de Rada, a cuja contribuição generosa se deve a conclusão do edifício. Acima deste conjunto há um frontão triangular, no qual se abrem pequenos vãos quadrangulares e é rematado por uma cruz.

No interior tem uma só nave, rematada por uma cabeceira retangular, e rodeada por capelas nas laterais, unidas por arcos de meio ponto de forma a parecerem falsas naves laterais. Sobre o cruzeiro há uma cúpula com lanterna. O altar-mor tem um retábulo de madeira com pinturas e policromados. No passado teve uma espadanha (campanário em forma de muro) [es], atualmente inexistente.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre a Igreja da Anunciação