Index Award

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O INDEX: Design to Improve Life Award, ou simplesmente INDEX Award, é uma premiação bienal que concede a maior premiação em dinheiro para projetos de design do mundo[1] .

O prêmio, surgido em 2005, é dado pela ONG dinamarquesa Index:[2] , e celebra exemplos de design que melhoram a qualidade de vida das pessoas[3] .

O concurso é dividido em seis categorias - Corpo, Casa, Trabalho, Diversão (ou Lúdico), Comunidade e People's Choice - e os projetos são avaliados pelo seu potencial de inovação e por sua capacidade de causar mudanças efetivas na vida das pessoas[4] .

Vencedores[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Vencedor(es) / (Nacionalidade) Projeto Observação Ref.
INDEX Awards 2005 Corpo Torben Vestergaard Frandsen, Rob Fleuren & Moshe Frommer "LifeStraw", um canudo de plástico que limpa água contaminada para evitar doenças como a difteria, cólera, febre tifóide e diarréia se espalhe através da água potável. [5]
Casa Stephanie Forsythe & Todd MacAllen "Softwall" uma parede 100% reciclável para gerar espaço pessoal em salas maiores. [5]
Diversão/Lúdico Apple "iTunes" revolução no mundo da música e dos direitos autorais. [5]
Comunidade Architecture for Humanity "Siyathemba" um concurso para designers e architetos que visa incorporar o futebol ao mundo do AIDS [5]
Trabalho Fundación Española para la Innovación de la Artesanía "Observatorio Iberoamericano" stragy, um sistema de rede projetada para ajudar mais de 40 milhões de artesãos da América Latina. [5]
People’s Choice Apple "iTunes" revolução no mundo da música e dos direitos autorais. [5]
INDEX Awards 2007 Corpo Canadá Sébastien Dubois "Mobility for Each One" Prótese para os membros inferiores, produzida a baixo custo, destinada, sobretudo, às vitimas das minas terrestres.
Casa Itália Alberto Meda
Itália Francisco Gomez Paz
"Solar Bottle" uma garrafa que é capaz de desinfectar água, evitando muitas doenças, usando a energia solar.
Diversão/Lúdico Estados Unidos Elon Musk, Presidente da Tesla Motors
Estados Unidos Tesla CEO Martin Eberhard
Estados Unidos Barney Hatt, designer principal da Lotus Design Studios
"Tesla Roadster" carro descapotável, 100% eléctrico, com zero emissões poluidoras e que é capaz de ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 4 segundos.
Comunidade Estados Unidos Rebecca Allen, Christopher Blizzard, V. Michael Bove, Yves Béhar, Walter Bender, Michail Bletsas, Mark Foster, Jacques Gagne, Mary Lou Jepsen, Nicholas Negroponte & Lisa Strausfeld "One Laptop per Child" computador portátil, produzido a preços baixo (cerca de $176), acessíveis às crianças pobres do terceiro mundo, promete tornar a aprendizagem mais divertida.
Trabalho Reino Unido Philip Greer, Lisa Stroux, Graeme Davies & Chris Huntley "Tongue Sucker" objeto de emergência, simples, mas muito eficaz, que evita que uma vitima inconsciente engula a própria língua e sufoque, enquanto a ajuda médica não chega.
People’s Choice Dinamarca Hân Pham "Antivirus" tampa especial, que pode tornar uma vulgar lata de refrigerante vazia num contentor improvisado para recolha de seringas usadas, ajudando a salvar muitas vidas. (Este projeto concorreu na categoria Corpo)
INDEX Awards 2009 Corpo John Hutchinso The Freeplay Fetal Heart Rate Monitor aparelho, que não necessita de energia, criado em parceria com médicos para que mulheres grávidas possam saber a condição dos seus filhos e prevenir a morte por razões cardíacas. [6]
Casa Stefano Marzano Chulla [6]
Diversão/Lúdico Christien Meindertsma PIG 05049 [6]
Comunidade Shai Agassi Better Place investigação e realização de uma infra-estrutura de veículos eléctricos para tornar o transporte elétrico conveniente e acessível. [6]
Trabalho website “Kiva” criação de uma rede de empréstimos baixos criando micro-financiadores e financiados. [6]
People’s Choice Jean Madden "Street Swags" uma cama e um saco concebido para proporcionar mais conforto, calor e proteção contra o tempo para as pessoas que vivem na rua.
INDEX Awards 2011 Corpo Yves Béhar “"See Better to Learn Better (VerBien)"” óculos gratuitos para milhares de crianças.
Casa Alejandro Aravena, Fernando García-Huidobro & Gonzalo Arteaga "ELEMENTAL Monterrey" inovadora habitação social
Diversão/Lúdico Suécia Anna Haupt & Suécia Terese Alstin "Hövding" Capacete invisível. O princípio é o mesmo dos airbags dos carros, só abre em caso de impacto. Ele é equipado com um sensor de movimento que detecta qualquer mudança brusca de velocidade ou direção, e, ao abrir, protege a cabeça e o pescoço do ciclista.
Comunidade Prefeitura de Seoul "Design Seoul" primeira abordagem coerente de design baseada em melhorar a vida dos cidadãos de uma cidade muito grande.
Trabalho Kiran Bir Sethi & Pranay Desai "Design for Change", um movimento global concebido para dar às crianças a oportunidade de expressar suas próprias idéias para um mundo melhor e colocá-los em ação.
People’s Choice Linus Liang, Naganand Murty, Rahul Panicker & Jane Chen "Embrace Infant Warmer" regulação termal infantil regulação para crianças nascidas prematuras e/ou com baixo peso.

Referências

  1. super.abril.com.br/ Suecas inventam capacete de bicicleta invisível
  2. iabpr.org.br/
  3. mulher.uol.com.br/ INDEX Award, um prêmio de design idealizado para melhorar a vida das pessoas
  4. classificados.folha.uol.com.br/ Concurso de design recebe inscrições até dezembro
  5. a b c d e f 2005 Index: Award winners
  6. a b c d e artecapital.net/

Links Externos[editar | editar código-fonte]