Infiniti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Infiniti
Infiniti
Divisão
Atividade Automobilística
Fundação 8 de novembro de 1989 (34 anos)
Sede Yokohama,  Japão
Área(s) servida(s) América do Norte
China
Oriente Médio
Rússia
Ucrânia
Chile
República Dominicana
Panamá
Taiwan
Cingapura
Proprietário(s) Nissan
Presidente Peyman Kargar
Produtos Carros de luxo
Marcas Infiniti Performance Line
Website oficial http://www.infiniti.com/

Infiniti é a marca nipo-americana de automóveis de luxo da Nissan, a qual tem seus modelos comercializados nos seguintes mercados: Estados Unidos, México, Canadá, vários países do Oriente Médio, Coreia do Sul e Taiwan. Em 2007 a marca chegou na Europa continental, à Rússia e à Ucrânia. Em 2008 passou a ser disponibilizada também no Reino Unido e na China e no Japão somente após esta data.

A linha Infiniti é tradicionalmente baseada em plataformas de modelos da Nissan, entretanto a tendência atual é que as diferenças se acentuem, a fim de melhor delinear a marca sob os conceitos de luxo e performance. As concessionárias Infiniti, por exemplo, têm estrutura e arquitetura diferenciadas das tradicionais da Nissan. Uma possível comparação seria dizer que a Infiniti é o que a Audi é para a Volkswagen.

Seus modelos de coupés e sedans recebem nomes com 1 letra, enquanto os utilitários esportivos recebem 2 letras como denominação. Após a(s) letra(s) segue uma referência à motorização do modelo.

História[editar | editar código-fonte]

Primeiro veículo lançado pela Infiniti, o Q45 em 1989.

A Infiniti foi criada nos Estados Unidos pela Nissan em 1989, a fim de competir com as marcas de luxo da Toyota e da Honda: Lexus e Acura, respectivamente.

O primeiro modelo de sucesso da Infiniti foi o Q45, que era equipado com o V8 mais potente da sua categoria na época além de suspensão ativa e outros recursos tecnológicos. Este modelo roubou significativamente venda de modelos da BMW e Mercedes-Benz, os quais na época vendiam significativamente mais que modelos da Cadillac e Lincoln.

Durante os anos 1990 as vendas caíram bastante, especialmente devido à má situação financeira da Nissan, e por volta do ano 2000 a Infiniti quase desapareceu. Juntamente com a revitalização da Nissan, capitaneada por Carlos Ghosn, a Infiniti passou por uma reformulação severa e ganhou foco na performance esportiva. Hoje é uma marca que goza de excelente reputação e está em franca expansão, tanto da linha de modelos quanto da participação em mercados mundiais.

Modelos[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

Infiniti QX30.

Passados[editar | editar código-fonte]

Conceitos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Infiniti
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.