Infiniti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Infiniti é a marca nipo-americana de automóveis de luxo da Nissan, a qual tem seus modelos comercializados nos seguintes mercados: Estados Unidos, México, Canadá, vários países do Oriente Médio, Coréia do Sul e Taiwan. Em 2007 a marca chegou na Europa continental, à Rússia e à Ucrânia. Em 2008 passou a ser disponibilizada também no Reino Unido e na China e no Japão somente após esta data.

A linha Infiniti é tradicionalmente baseada em plataformas de modelos da Nissan entretanto a tendência atual é que as diferenças se acentuem, a fim de melhor delinear a marca sob os conceitos de luxo e performance. Os concessionários Infiniti, por exemplo, têm toda uma estrutura e arquitetura diferenciada.

Seus modelos de coupés e sedans recebem nomes com 1 letra, enquanto os utilitários esportivos recebem 2 letras como denominação. Após a(s) letra(s) segue uma referência à motorização do modelo.

História[editar | editar código-fonte]

A Infiniti foi criada nos Estados Unidos pela Nissan em 1989 a fim de competir com as marcas de luxo da Toyota e da Honda: Lexus e Acura, respectivamente.

O primeiro modelo de sucesso da Infiniti foi o Q45, que era equipado com o V8 mais potente da sua categoria na época além de suspensão ativa e outros recursos tecnológicos. Este modelo roubou significativamente venda de modelos da BMW e Mercedes-Benz, os quais na época vendiam significativamente mais que modelos da Cadillac e Lincoln.

Durante os anos 90 as vendas caíram bastante, especialmente devido à má situação financeira da Nissan, e por volta do ano 2000 a Infiniti quase desapareceu. Juntamente com a revitalização da Nissan, capitaneada por Carlos Ghosn, a Infiniti passou por uma reformulação severa e ganhou foco na performance esportiva. Hoje é uma marca que goza de excelente reputação e está em franca expansão, tanto da linha de modelos quanto da participação em mercados mundiais.

Modelos[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

Passados[editar | editar código-fonte]

Conceitos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Infiniti

Ver também[editar | editar código-fonte]