Integral de linha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Integral de linha de um campo escalar, f. A área sob a curva C, traçada sobre a superfície definida por z = f(x,y), é o valor da integral..

Em matemática, a integral de linha é a integral onde a função a ser integrada é calculada ao longo de uma curva. Tal função pode ser um campo escalar ou um campo vetorial.

Definição

A integral de linha é definida como a integração de uma função ao longo de uma curva. Como motivação para a definição da integral de linha considere o problema de determinar a massa de um linha fina cuja função de densidade linear (massa por unidade de comprimento) seja conhecida. Para realizar esse procedimento consideraremos que C é uma curva lisa, isto é, contínua num dado intervalo do espaço tridimensional. Para cada ponto (x,y,z) do espaço denotamos por f(x,y,z) a função densidade linear. Modelando C entre os pontos P e Q do espaço dividimos C em n partes pequenas.

Sendo a massa da k-ésima seção e o comprimento do arco entre um ponto qualquer e seu antecessor. Escolhendo um um ponto arbitrário se for muito pequeno o valor de f não varia muito ao longo da seção e é possível aproximar a função densidade na seção pelo valor em . Multiplicando a Função densidade aproximada pelo comprimento da seção obtêm-se o valor aproximado da massa naquele trecho da curva. Portanto se somarmos todos os trechos encontraremos a massa aproximada da curva C. No limite em que tender a zero a Massa convergirá para seu valor exato. Desse modo:

[1] onde é a massa total da curva C.

Sendo assim definimos a integral de linha ao longo da curva C como:

[2]

Seja um campo vetorial contínuo, definido em D aberto conexo em 3 e, seja, r uma curva simples em D dada por , , então a integral de linha de F ao longo de r é dado por:

e portanto, a integral de linha do campo de vetores F é a integral de caminho da componente tangencial de F ao longo de C.

Conceito geral

Dada uma curva, a integral de linha de um campo vetorial sobre essa curva dará o somatório de todos os produtos escalares entre os vetores diferenciais da curva (vetores que indicam a direção da curva) e o campo vetorial sobre esta curva.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Anton, Howard. (2000). Cálculo um novo horizonte. Volume 2. [S.l.: s.n.] 
  2. Anton, Howard (2000). Cálculo um novo horizonte. Volume 2. [S.l.: s.n.]