Ipsep (Recife)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ipsep
—  Bairro do Brasil  —
Localização do bairro Ipsep na cidade do Recife
Localização do bairro Ipsep na cidade do Recife
Unidade federativa Pernambuco
Zona Sul
Região administrativa RPA 6
Município Recife
Criado em 1951(62 anos), mas só foi considerado bairro em 1988.
Área
 - Total 179,5 hectares
População
 - Total 25,714
    • Densidade 143,29 hab./ha/km2 
Domicílios 13.000
Rendimento médio mensal 2.785,00
Limites Imbiribeira e Ibura
Subprefeitura Não há.
Fonte: Não disponível

Vila do Ipsep, ou Ipsep, é um bairro localizado na zona sul do Recife, perto do Aeroporto Internacional dos Guararapes, do Shopping Center Recife, da praia de Boa Viagem, entre outros pontos da cidade do Recife.

O bairro surgiu no ano de 1951, de um núcleo residencial financiado e construído pelo Ipsep para residência dos servidores estaduais de Pernambuco, próximo aos bairros da Imbiribeira, Caçote , Ibura e Boa Viagem. Esse conjunto residencial recebeu a denominação de Vila do Ipsep, sendo reduzido seu nome, depois, para Ipsep.

É dividido em quatro vilas: Vila da Sudene, Vila do Ipsep (ou Ipsep Velho), Vila Arquiteta Maria Lúcia e Vila Mauriceia, além das localidades conhecidas como: Chié, Aliança, Chico City.

O bairro do Ipsep é uma das regiões mais procuradas para se morar, pois é um bairro planejado, distinto e bastante residencial. Inicialmente reduto domiciliar de servidores públicos, uma de suas principais características hoje é o comércio. Existem clínicas, supermercados, postos de gasolina, farmácias, padarias, armazéns, hotéis, oficinas e outros estabelecimentos. Entre os mais de 500 pontos comerciais registrados, destaques para os bares e restaurantes, muitos deles bastante conhecidos e disputados por moradores de vários outros bairros, principalmente nos fins de semana.

A maioria das ruas do Bairro é asfaltada e o local possui um núcleo integrado de segurança comunitária e abriga também o 19º Batalhão da Polícia Militar. Além disso, funcionam 6 escolas públicas (municipais e estaduais), 2 postos de saúde e uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF).

Em matéria de lazer, o Ipsep é centro de excelência. As peladas e os torneios de futebol de subúrbio são bastante conhecidos. Entre os vários espaços reservados para práticas esportivas, está o 'Campo do Sargento', localizado na Praça Robert Kennedy. A praça conta com uma grande estrutura. É arborizada, tem pista de cooper, balanços, gangorras, diversos espaços vazios para brincadeira, bancos e mesas onde são disputadas partidas de dama, dominó, xadrez e gamão. A Praça da Mauricéia, recém revitalizada, também é uma alternativa de lazer. Por possuir um grande número de aposentados e crianças essas praças são um ótimo passatempo para grande parte da população, que ocupam os seus tempos vagos com diversão e interação.

O bairro do Ipsep é via de acesso a várias outras regiões, como Imbiribeira, Boa Viagem, Pina, Areias, Santa Luzia, Estância, Barro, Cardeal Silva, Ibura, Engenho do Meio, Caxangá, Cidade Universitária, Dois Irmãos, etc. Essa característica faz com que todos os dias milhares de pessoas passem pela área, o que, sem dúvida, ajudou na rápida urbanização do local. As principais vias do bairro são a rua Jean Emile Favre e mais de 2 km da avenida Recife.

A pluralidade e o sincretismo religioso também são marcas do bairro. São igrejas e instituições religiosas de vários credos como: evangélicas, centros espíritas e de umbanda e a matriz católica de Nossa Senhora de Conceição Aparecida. A Igreja do Ipsep é referência na comunidade, servindo como ponto de encontro para os moradores, principalmente após a missa do domingo. Apesar da forte presença religiosa, o povo do Ipsep também é especialista em festas. Além de seus blocos de carnaval, o arraial de São João é um dos maiores e mais festejadas da Cidade.

Sua área é de 179,5 ha.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]