JC Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
JC
Nome JC Futebol Clube
Alcunhas Tigre da Velha Serpa
Tigre do Norte
JC
Torcedor(a)/Adepto(a) jotacênse
Mascote Tigre
Principal rival Penarol
Fundação 11 de fevereiro de 2017 (7 anos)
Estádio Estádio Floro de Mendonça
Capacidade 5 000 Pessoas
Localização Itacoatiara - AM, Brasil
Presidente João Carlos
Treinador(a) Fernando Lage
Patrocinador(a) Prefeitura de Itacoatiara
Material (d)esportivo GT
Competição Amazonas Campeonato Amazonense - 2ª Divisão
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

JC Futebol Clube, mais conhecido como JC, é um clube poliesportivo brasileiro da cidade de Itacoatiara, estado do Amazonas, fundado em 11 de fevereiro de 2017. Devido o clube ter como seu mascote o Tigre, o JC é conhecido no Amazonas como Tigrão da Velha Serpa. Apesar de o futebol ser sua principal atividade atualmente, o JC também se destaca na prática do futsal nas categorias masculina e feminina, entre outras modalidades esportivas.

História[editar | editar código-fonte]

O JC é um projeto esportivo do empresário itacoatiarense João Carlos, que resolveu criar um clube para disputas de futebol e futsal. O clube é o segundo da cidade a ingressar no futebol profissional do estado, antes mesmo que clubes da cidade com mais de 50 anos de fundação. O clube ingressa no ano de 2020, quase 40 anos depois da profissionalização do Penarol, o primeiro da cidade a chegar neste patamar.

O clube existe informalmente desde 21 de junho de 2013, vindo a ser registrado em cartório apenas em 11 de janeiro de 2019, visando sua profissionalização no futebol. Apesar de todos os esforços do clube, o futebol profissional só se tornou realidade em 2020 com sua participação no Campeonato Amazonense de Futebol de 2020 - Segunda Divisão[1] e também no Campeonato Amazonense de Futebol Feminino de 2020.[2] Antes disso, já figurava nos torneios amadores, como no Campeonato Itacoatiarense de Futebol, Liga Olé e torneios de futsal e handebol.[3]

Futebol Masculino[editar | editar código-fonte]

Profissionalização[editar | editar código-fonte]

Depois de anos no amadorismo de Itacoatiara e no futsal, o clube se profissionalizou em 2019. No entanto, devido à divulgação deficiente da Federação Amazonense de Futebol, não teve tempo hábil pra se inscrever para a disputa da Segunda Divisão do Estadual de 2019.[4] Com isso, o clube resolveu participar da "Liga Olé de Futebol" um torneio amador mas com regras oficiais(tamanho de campo e etc.) onde pôde fazer uma espécie de laboratório para o ano seguinte.[5]

Em 2020 o clube se antecipou e foi um dos 7 inscritos para a competição. O clube competirá formado por uma seleção de Itacoatiara e região mais alguns jogadores de outros pontos.[6] Seu primeiro técnico como clube profissional será o português Paulo Morgado, que tem passagens por clubes tradicionais do estado.[7]

Em 2022 foi rebaixado no Campeonato Amazonense.[8]

Futebol Feminino[editar | editar código-fonte]

Trata-se da modalidade esportiva mais vitoriosa deste clube, tendo conseguido no ano de 2020 se destacar ao se tornar campeã amazonense de futebol feminino.[9]

Futsal[editar | editar código-fonte]

O clube também participa de torneios de futsal, participando em 2019 da tradicional Copa Rede Amazônica de Futsal, chegando entre os 16 melhores da competição.[10] Em 2020 estava entre os 8 melhores da mesma competição, que acabou sendo suspensa devido à pandemia de Covid-19.

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2023
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Amazonas Campeonato Amazonense 2 8º colocado (2021) 2021 2022 1
2ª Divisão 1 Vice-campeão (2021) 2020 2023 1

Retrospecto[editar | editar código-fonte]

Amazonas Série B
Ano 2020
Pos.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo[editar | editar código-fonte]

O escudo tem formato suíço, com dois círculos pouco vazados nas laterais superiores. A borda é preta, com o interior dourado vazado por faixas pretas no sentido inferior-centro. No canto superior esquerdo há um circulo sem vazas no campo dourado, onde encontra-se a pedra que é o marco da fundação do município de Itacoatiara. Na porção inferior há uma faixa preta com o acrônimo "JCFC" em letras brancas, sobressaindo-se ao escudo. Abaixo dessa faixa observa-se a inscrição "11 de Fevereiro de 2017" que remete à data de fundação do clube.

Escudo inicial

Antes do seu atual escudo, o clube usava outro semelhante ao do Santos Futebol Clube, que apenas trocava a cor branca pela dourada e o acrônimo S.F.C. por J.C.F.C.

Evolução do escudo do JC Futebol Clube
2019 2020-Atual

Nome[editar | editar código-fonte]

O nome do clube em si é a sigla JC, que se deu em homenagem a seu fundador/mantenedor João Carlos.

Cores[editar | editar código-fonte]

As cores oficiais do clube são o Preto e o Dourado, tento uma característica inédita no futebol amazonense e do norte.

Mascote[editar | editar código-fonte]

Devido à suas cores características, o clube adotou como mascote o Tigre, o grande felino. Através deste ganhou as alcunhas de "Tigrão da Velha Serpa" e "Tigre do Norte".

Referências