Globo Esporte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o portal de notícias, veja ge (portal).
Globo Esporte
Globo Esporte
Informação geral
Também conhecido(a) como ge
Formato telejornal
Gênero Esportivo
Duração 25 a 30 minutos (segunda a sexta)
35 minutos (sábado, em algumas localidades)
Estado Em Exibição
País de origem  Brasil
Idioma original (em português brasileiro)
Produção
Diretor(es) Ricardo Villela
Renato Ribeiro
Apresentador(es) Apresentador local da sua unidade federativa ou região
Tema de abertura Instrumental
Localização Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Brasília
Recife
entre outros
Exibição
Emissora original Brasil TV Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 14 de agosto de 1978 (45 anos)
Cronologia
Programas relacionados Esporte Espetacular
Manchete Esportiva
Ligações externas
Site oficial

Globo Esporte é um telejornal esportivo apresentado pela TV Globo desde 14 de agosto de 1978, exibido nas tardes de segunda a sábado. Também possui o portal online ge, em que são publicados materiais jornalísticos diariamente, abrangendo diversos tipos de esportes e modalidades, com foco em especial ao futebol.

História

Estreou em 14 de agosto de 1978, no lugar do Copa Brasil, ampliando assim o espaço para falar das notícias de todas as modalidades esportivas, sem descuidar do futebol. O apresentador da estreia foi Léo Batista. Desde então, nomes de peso e respeito do Jornalismo Esportivo, assim como Léo, comandaram o programa, entre eles: Fernando Vanucci, Galvão Bueno, Cléber Machado, Isabela Scalabrini, Fernando Sasso, Natan Oliveira, Maurício Torres, Paulo Brito, Sérgio Ewerthon, Oliveira Andrade, Debora Meneses, Mylena Ciribelli, Tino Marcos, Glenda Kozlowski, Alexandre Bacci, entre outros. De 2008 a 2010, a edição nacional do programa foi apresentada por Glenda Kozlowski.[1][2] Posteriormente, foi apresentada por Cristiane Dias.

Desde o fim de 2010, a Globo vinha exibindo, eventualmente, uma edição somente para a região metropolitana do Rio de Janeiro. A partir de 3 de janeiro de 2011, os fluminenses ganharam de vez essa edição exclusiva onde exibiu o primeiro conteúdo em alta definição (HD) de sua história. Nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, também há edições próprias, exibidas somente nesses estados pelas respectivas filiais. Esse esquema voltou a ser utilizado no ano de 2009, após o ano de 2008 o jornal ter sido apresentado em rede para todo o país. Nas semanas que antecederam a Copa do Mundo FIFA 2010, uma parte do Globo Esporte do Rio de Janeiro passou a ser exibido também para São Paulo e Minas Gerais, restando apenas o primeiro bloco local.

Desde 16 de maio, o Globo Esporte passou a ter mais edições regionais, para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Ceará e Bahia. Para as regiões onde se passava a edição de rede, foi criada a Agência GE que concentra material dos repórteres da rede, editado com o padrão das edições paulista e fluminense, via satélite, variando de acordo com a necessidade do Estado. Além disso, esses passaram a ser apresentados por duplas. Primeiramente com Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará, depois Pernambuco e Paraná.[3]

A edição nacional é gravada no mesmo estúdio da edição local para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que por sua vez é ao vivo. Aos sábados, a edição nacional também é transmitida para o Rio de Janeiro. A edição do Globo Esporte RJ é retransmitida para todo o Estado. Algumas praças não tem sequer um bloco local próprio, e assistem à integra da edição nacional.

No plantão de fim de ano da TV Globo, ou seja, na semana do Natal e Ano Novo, um único programa é exibido para todo o Brasil. Em uma semana, é exibida a edição paulista em rede e na outra a edição fluminense.

Em 2014, a edição goiana apresentada por Thaís Freitas passou agora a ser a décima segunda edição totalmente regional, sem a exibição da parte da edição nacional.

Em 2015, após seis anos no comando da edição paulista, Tiago Leifert deixou o programa para se dedicar ao entretenimento, e com isso, Ivan Moré, até então no Esporte Espetacular, o substituiu, além de haver mudança na edição local do Rio de Janeiro, com Fernanda Gentil ocupando o lugar de Alex Escobar, que foi deslocado para o Esporte Espetacular.

Em 7 de março de 2016, o programa ganhou novo pacote visual e gráfico, que incluiu nova identidade visual, novas vinhetas de abertura, ida e volta de intervalo e encerramento e GC's - Gerador de Caracteres.

Em 29 de agosto, foi anunciada a volta de Alex Escobar para a edição fluminense do GE, no lugar de Fernanda Gentil, que foi para o Esporte Espetacular.

Em 3 de junho de 2019, Felipe Andreoli estreou no GE SP, substituindo Ivan Moré, que saiu da emissora. Lucas Gutierrez substituiu Felipe Andreoli no Esporte Espetacular.

Em 25 de agosto de 2019, o programa ganhou novo cenário nas edições do RJ, SP, DF e PE seguindo os moldes do cenário que havia estreado em 5 de agosto do mesmo ano na Globo Minas.[4]

Em março de 2020, Victor Andrade deixou a edição local de Goiás para ir para a Globo Nordeste. Assumiu Karla Izumi, então eventual.[5]

Entre 17 de março até 1 de agosto de 2020, a exibição do programa foi suspensa devido aos ajustes na programação, devido à pandemia de COVID-19. Para tanto, o noticiário esportivo foi incorporado a edição da tarde do Praça TV, com os repórteres esportivos da Globo participando dos telejornais locais.

No dia 13 de julho, a InterTV Cabugi, afiliada à Globo no Rio Grande do Norte, encerrou a produção do GE local e demite a equipe, incluindo o apresentador Thiago César. O estado passou a exibir o programa gerado pela rede.

Em 06 de abril de 2023, foi anunciado que o GE teria edições locais próprias no interior de SP, geradas pela EPTV, a partir do dia 17, deixando de exibir assim a edição estadual do esportivo. As edições são atualmente comandadas por Bruna Ficagna (EPTV Campinas), Geraldo Neto (EPTV Ribeirão) e Pedro Guilherme (EPTV Central).[6][7]

Referências

Ligações externas