Globeleza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Globeleza
Logotipo na versão de 2013
Informação geral
Formato Programa de variedades
Duração 9 horas (aproximadamente)
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Boninho
Tema de abertura "Lá Vou Eu, Lá Vou Eu" - Jorge Aragão
Exibição
Emissora de
televisão original
Rede Globo
Transmissão original 1991 - presente (22 anos)
Cronologia
Programas relacionados Band Folia
SBT Folia

Globeleza é o nome dado à cobertura do carnaval no Brasil feita pela Rede Globo. É também o nome dado à mulata que samba nas vinhetas da emissora, pelo qual consagrou a carreira da dançarina Valéria Valenssa, que durante 14 anos foi a Mulata Globeleza, dançando apenas com o corpo completamente pintado nas vinhetas da emissora designadas para o carnaval.

Cobertura[editar | editar código-fonte]

A cobertura do carnaval é feita de três formas: com flashes durante a programação, com entradas ao vivo nos telejornais da emissora e com transmissões ao vivo nos fins de noite, nas madrugadas e no começo da manhã, dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, além das apurações destes dois desfiles. Durante as transmissões nos períodos citados, há ainda entradas ao vivo ou gravadas de outras cidades, como Salvador (BA), Recife e Olinda (PE).

A transmissão do desfile do Rio de Janeiro, é apresentado desde a década de 1970 e a transmissão do desfile de São Paulo, começou nos anos 1990. Além de ter a transmissão dos desfiles de Porto Alegre, que existe desde 2008, só para o Rio Grande do Sul. O mesmo que ocorreu em 2013, onde o desfile das escolas de samba da Série A (fusão dos grupos A e B) do Carnaval Carioca passou a ser transmitido só para o estado do Rio de Janeiro[1] e o Especial, cujo nesse ano, não mostrou o início da primeira escola, mostrando a parte final desta e o desfile inteiro.

Em 2014, o canal VIVA será o responsável por mostrar os desfiles das escolas de samba do Grupo de acesso do Carnaval Paulista e também da Série A do Carnaval Carioca, além do desfile das campeãs e compactos do desfiles dos Grupos especial, que até 2012, eram exibidos em outras TVs abertas[2] [3] [4] .

Em 2015, não existirá mais a transmissão dos desfiles de Porto Alegre, pela RBS[5] . passando os Desfiles das escolas de samba de São Paulo e serem exibidos em todos os estados, exceção do Rio de Janeiro que permanece com a Série A do Carnaval Carioca, embora fosse especulado a divisão, por escolha de cada afilhada da Globo. permanecendo os mesmo comandantes do ano anterior, como os âncoras de telejornais Chico Pinheiro e Monalisa Perrone, nos desfiles de São Paulo e no Rio de Janeiro, o locutor esportivo Luís Roberto e a apresentadora Fátima Bernardes.

A Rede Bahia exibe o Bahia Folia a transmissão do carnaval de Salvador para o estado da Bahia, enquanto que a Rede Globo Nordeste (junto com as afiliadas da Rede Globo em Caruaru e Petrolina) exibe o Galo da Madrugada (no Sábado) e os festejos de Recife e Olinda nos horários que a rede está transmitindo os desfiles das escolas de samba de São Paulo e no lugar dos compactos e apurações dos desfiles do Rio de Janeiro e São Paulo na Segunda e na Terça Feira.

Ainda em 2015, devido a sua progamação a Globo também não exibiu para o Rio de Janeiro, o início da primeira escola de domingo e segunda[6] e o desfile das campeãs do Rio e São Paulo serão apresentados apenas pelo G1, respectivamente por Carlos Gil e a dupla Veruska Donato e Sabina Simonato[7] .

Equipe e Transmissões[editar | editar código-fonte]

Logotipo da cobertura adotado de 2009 a 2011.

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Comentaristas[editar | editar código-fonte]

Repórteres[editar | editar código-fonte]

Ex-apresentadores[editar | editar código-fonte]

Mulatas Globeleza[editar | editar código-fonte]

Mulatas Globeleza

A mulata Globeleza é uma personagem promovida pelo canal brasileiro de televisão Rede Globo durante o período de carnaval, no qual a referida emissora promove sua cobertura das festividades sob o nome de Globeleza. Tal personagem surgiu no início da década de 1990 e consiste numa mulata sambando ao som do tema global para o carnaval daquele ano, exibida em vinhetas ao longo da programação diária. As mesmas vinhetas, sempre criadas pelo designer Hans Donner, também consagraram a música-tema da Globeleza, composta pelo sambista Jorge Aragão e conhecida pelo refrão "Na tela da TV, no meio desse povo, a gente vai se ver na Globo". Inicialmente, durante mais de uma década a mulata Globeleza foi interpretada por Valéria Valenssa, mulher do próprio diretor de arte Hans Donner. Em 2004 a Rede Globo coloca no ar uma vinheta com uma Globeleza virtual, apostando em tecnologia, sendo mudando novamente para uma Globeleza de carne e osso quando Giane Carvalho assume o posto em 2005. A partir de 2006, a belíssima Aline Prado assume a função com muito samba no pé e simpatia, ficando como Globeleza por 7 anos (2006-2013), quando deixa o posto para se dedicar a carreira de atriz. Em 2014, no programa Fantástico, Nayara Justino vence o concurso e se torna a Globeleza 2014, e agora em 2015, os produtores da vinheta, foram nos barracões das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo, onde descobriram a mais nova Globeleza: Erika Moura.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Alberto João – Carnavalesco (29/09/2012). Transmissão da TV Globo dos desfiles da Série A será para todo o Rio e com padrão do Grupo Especial 15:51. Visitado em 29/09/2012.
  2. TV Magazine (24/10/2013). Viva vai transmitir o Carnaval 2014 junto com a Globo 10:22. Visitado em 25/10/2013.
  3. Carnavalesco (21/10/2013). Canal Viva pode transmitir desfile das campeãs 13:36. Visitado em 23/10/2013.
  4. VIVA (28/10/2013). VIVA se une à TV Globo para transmitir o carnaval 2014 15:29. Visitado em 29/10/2013.
  5. setor 1 (28/08/2014). CONFIRMADO: Carnaval de Porto Alegre não será transmitido pela RBS TV. Visitado em 27/11/2014.
  6. Carnavalesco (29/01/2015). Grupo Especial: TV Globo não vai transmitir primeira escola de domingo e segunda ao vivo 12:31. Visitado em 09/02/2015.
  7. G1. G1 transmite ao vivo desfiles das campeãs de SP e do Rio. Visitado em 20/02/2015.