Glória Maria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Glória Maria
Glória Maria
Nascimento 15 de agosto de 1949 (65 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade Brasil Brasileira
Ocupação Jornalista, repórter e apresentadora de TV
Página oficial
Página oficial

Glória Maria Matta da Silva (Rio de Janeiro, 15 de agosto de 1949[1] ) é uma jornalista, repórter e apresentadora brasileira de TV.

Biografia

Carreira

Glória Maria nasceu em 15 de agosto de 1949 em Vila Isabel, no Rio de Janeiro.[1]

Na década de 1960, foi princesa do bloco carnavalesco Cacique de Ramos. Segundo Bira Presidente, ela conseguiu seu primeiro emprego ao ir, com o bloco, ao programa do Chacrinha, na TV Globo. Glória já havia terminado a faculdade de Jornalismo e, após o programa, conseguiu um estágio na emissora. "O Chacrinha pedia sempre para eu levar a rainha e a princesa do bloco no programa. Lá, a Glória comentou que precisava fazer um estágio e ele gostou dela", recorda Bira.[2]

Graduada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), começou a trabalhar na área nos anos 70, durante o Governo Médici. Glória já apresentou vários programas jornalísticos da Globo como RJTV, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Fantástico – que apresentou de 1998 a 2007, quando pediu uma licença de dois anos.

Sua primeira reportagem para a Rede Globo foi a queda do Elevado Paulo de Frontin, em 20 de novembro de 1971.[3]

Tornou-se conhecida pelas reportagens especiais e viagens a lugares exóticos que fez – como uma viagem pelo deserto do Saara ou ao percorrer o caminho de Cristo na Palestina, dentre outras. Glória cobriu também a Guerra das Malvinas, em 1982. Por ter viajado para mais de cento e vinte países ao longo da carreira, Glória possui já mais de dez passaportes preenchidos. Glória também já entrevistou várias pessoas famosas, entre as quais Freddie Mercury,Michael Jackson e Madonna.

Em janeiro de 2010, Glória se reuniu com os diretores de jornalismo da Globo e foi decidido então que Glória seria repórter especial do programa Globo Repórter, que integra até hoje, algumas vezes co-apresentando ao lado de Sérgio Chapelin.

Vida pessoal

Em outubro de 2003, relatou à revista Quem ter tido vários relacionamentos amorosos. Disse que namorou por oito anos o engenheiro austríaco Hans Bernhard, o francês Eric Auguin (de 1985 a 1991), o empresário português Frederico Fragoso e o sueco Martin Stenmarck. Na mesma entrevista, afirmou que se casara em segredo, cinco anos antes, em uma cerimônia civil testemunhada apenas por poucos amigos. Não revelou quem havia sido o noivo.[4]

Em junho de 2009, Glória adotou as meninas soteropolitanas Maria e Laura, que conheceu durante visitas à Organização de Auxílio Fraterno (OAF) do bairro de Caixa d'Água[5] .

Glória se diz interessada pela cabala.[6]

Referências

  1. a b O ano de nascimento da biografada permanece controverso. Embora declare ter nascido em 1959 (ver Gloria Maria revela ter 55 anos de idade: 'Nasci em 1959, juro'), também afirma que estreou no jornalismo fazendo a cobertura da queda do elevado Paulo de Frontin, em 1971, quando teria improváveis 12 anos de idade (ver vídeo: Memória Globo:Glória Maria e Queda do Paulo de Frontin). Segundo o jornal O Globo, foi contratada pela Rede Globo em 1972, quando não teria mais que 13 anos (ver O Globo, 4 de agosto de 2006: Gloria Maria trajetória de sucesso em 34 anos de carreira). Segundo várias outras fontes, ela teria nascido, de fato, em 1949 (ver O Dia, 4 de junho de 2014: Glória Maria tem 64 anos; Ego. Globo.com "Glória Maria Matta da Silva, 15 de Agosto de 1949"; Ig Gente Glória Maria)
  2. Ramos de alegria e de nobreza. O Dia. Por: Natália Figueiredo
  3. Glória Maria Memória Globo. Visitado em 26 de janeiro de 2015.
  4. A incrível história da garota do Fantástico revista Quem. Visitado em 8 de abril de 2012.
  5. Glória Maria se tornou mãe e em dose dupla www.45graus.com.br. Visitado em 8 de abril de 2012.
  6. Os famosos e a Cabala. Istoé, ed 2177, 29 de julho de 2011. Visitado em 27 de janeiro de 2015.

Ligações externas

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Glória Maria