Ana Maria Braga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ana Maria Braga
Nascimento Ana Maria Braga Maffei
1 de abril de 1949 (65 anos)
São Joaquim da Barra, São Paulo[1]
Ocupação jornalista, atriz, apresentadora de TV, bióloga
Nacionalidade  brasileiro(a)
Atividade 1979 - hoje
Trabalhos notáveis Mais Você
Site oficial

Ana Maria Braga Maffei (São Joaquim da Barra, 1º de abril de 1949) é uma apresentadora de televisão e jornalista brasileira.[2]

Filha do italiano Natale Giuseppe Maffei, nascido em Albano Sant'Alessandro (Bérgamo) e Lourdes Braga, começou sua carreira de jornalista na imprensa escrita, colaborando em revistas de moda. Os primeiros trabalhos foram na revista Cláudia e apresentando o Rede Tupi de Notícias na extinta Rede Tupi. Alcançou a fama durante o período em que trabalhou na Rede Record, onde apresentava o programa Note e Anote e o talk-show Programa Ana Maria Braga (nos mesmos moldes do programa de Hebe Camargo). Desde 1999 apresenta o Mais Você, na Rede Globo. Antes de se tornar jornalista, se formou em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de São José do Rio Preto,[3] especializando-se em Zoologia pela mesma universidade.[4]

Teve câncer e ao ser debelada a doença, voltou a apresentar o programa sem os cabelos, resultado comum da quimioterapia. Foi um programa que emocionou o público, com os colaboradores vestindo uma camiseta onde estava escrito "time da guerreira".

Em 1998 lançou sua própria revista feminina, Utilíssima, e uma revista em quadrinhos, transcrevendo-a e a pessoas próximas a ela, como o ex-marido Carlos Madrulha, em personagens (Aninha, Carlinhos, Louro José, Maria Coruja, Lena, Mirna, entre outros).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha única, passou a infância e a adolescência estudando em internatos no interior de São Paulo. Na adolescência, disposta a fazer faculdade, fugiu de casa e começou a trabalhar para poder se formar bióloga pela Universidade Estadual Paulista, em São José do Rio Preto. Com o diploma em mãos, Ana Maria transferiu-se para a capital paulista para fazer especialização na sua área, mas para pagar os estudos, ela conseguiu um emprego na extinta TV Tupi onde apresentou telejornais (o antigo Rede Tupi de Notícias), shows e estreou num programa feminino ao vivo.

Disposta a investir num novo segmento, Ana cursou a faculdade de jornalismo. Com o fim da TV Tupi, Ana Maria foi assessora de imprensa e diretora comercial das revistas femininas da Editora Abril.

Longe das telas da televisão por mais de dez anos, Ana Maria voltou, em 1992, e por sete anos dirigiu, produziu e apresentou o programa "Note e Anote" na Rede Record. Esse programa lhe rendeu muitos prêmios e até um título no Guiness Book de maior permanência no ar.

Ana Maria na Rede Globo[editar | editar código-fonte]

Ana Maria foi para a Rede Globo em julho de 1999, semanas depois ter divergências com a direção da Rede Record e estreou o programa "Mais Você" no dia 18 de outubro, ao lado do fiel companheiro, o Louro José.[5]

Em maio de 2012 renovou contrato por mais 4 anos com a Rede Globo, afastando assim os rumores que dariam como certo o fim do programa Mais Você e a sua saída do canal.

No dia 22 de abril de 2013, Ana Maria foi atropelada ao vivo no programa "Mais Você". A apresentadora testava um veículo que funciona sem motorista dentro do Projac. Durante a entrevista, o veículo se movimentou inesperadamente e a porta dianteira, do lado do carona, atingiu Ana Maria Braga. Após o acidente, a apresentadora recebeu os primeiros atendimentos, se recuperou e conseguiu voltar ao programa. Ela levou cinco pontos na parte interna da boca. O susto ocorreu devido à "não realização de alguns procedimentos técnicos de segurança". No dia seguinte Ana Maria ficou em casa em repouso, o Louro José apresentou o programa em seu lugar. No outro dia, ela voltou para o programa.

Formato do Mais Você[editar | editar código-fonte]

A estrutura básica do programa é a apresentação de receitas culinárias e artesanato. Atualmente, o programa está mais jornalístico, entrevistando artistas e debatendo as principais notícias do dia. A marca registrada é a mensagem do dia, texto escolhido pela apresentadora que tem como objetivo alavancar a autoestima dos telespectadores.

O auxiliar, o Louro José, fantoche em forma de papagaio, controlado por Tom Veiga, inicialmente mero figurante num dos quadros do "Note e Anote", a disputa de pegadinhas (adivinhações). Fez tanto sucesso que acompanhou a apresentadora na migração para a Rede Globo. Atualmente o Louro José está presente em todo o programa, inclusive com matérias especificamente preparadas para ele. As cadelas de estimação de Ana Maria Braga, "Belinha", "Sombrinha" e "Cristal" também fazem parte e desfilam por todo o cenário durante o programa.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

A apresentadora tem dois filhos, Mariana e Pedro Maffei fruto do relacionamento com o ex-marido, o economista Eduardo de Carvalho. Recentemente a apresentadora se separou do empresário Marcelo Frisoni, homem muitos anos mais jovem que ela, com quem tinha se casado em regime de separação total de bens.[6] [7]

Após sair da Rede Record e ir à Rede Globo, dizia apaixonada pelo que faz, se considera uma mulher realizada. Ela trabalha cerca de 15 horas por dia, mas dorme tranquila com a sensação do dever cumprido.

Sobre religião, a apresentadora se declara católica e que reza à Nossa Senhora.

Polêmicas[editar | editar código-fonte]

Em 2003, meses depois de separar do empresário e ex-segurança: Carlos Madrulha, Ana Maria apareceu em uma foto, dando "selinho" (beijo na boca) na cantora Simone. Surgiram boatos que a apresentadora se divorciou do marido depois de "virar" lésbica. Porém Ana Maria e Simone negaram qualquer envolvimento pessoal, alegando que o que fizeram foi "por brincadeira". Desde que se mudou para o Rio de Janeiro, Ana Maria e Simone são vizinhas.[8]

Em 24 de novembro de 2008, depois da morte de Marcelo Silva, então recém-separado de Susana Vieira, Ana Maria chamou Marcelo Silva de "cafajeste" enquanto o Mais Você era transmitido ao vivo. Familiares do falecido processaram a apresentadora pela declaração insultosa.[9]

Em 2009, em meio à troca de apresentadores entre alguns canais de televisão, integrantes do programa Pânico na TV fizeram um trote telefônico em Ana Maria, que entrou na Justiça pedindo a proibição da veiculação da gravação.

Em 23 de junho de 2010 afirmou ao final de seu programa: "Não tenho vergonha de nenhuma das minhas escolhas", referente a revista Quem que publicou uma fonte que afirma que Ana teve um caso com o seu instrutor de dança para o quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão. Depois de ler o comunicado que enviou à imprensa na noite de terça-feira, Ana Maria ameaçou processar a revista, os jornalistas e seus editores. “Eles terão que provar na justiça que isso é verdade”.[10]

Em 22 de abril de 2013, Ana Maria foi atropelada ao vivo durante a transmissão do programa Mais Você por um modelo de carro que anda somente com o auxílio de câmeras e sensores, sem precisar de motorista. A apresentadora testava o veículo dentro do Projac e conversava com o professor sobre o carro quando, durante a entrevista, o veículo se movimentou inesperadamente para trás, e a porta dianteira, do lado do carona, atingiu Ana Maria, que caiu no chão. Segundo a assessoria da artista, ela sofreu ferimentos leves na boca e nas mãos. [11] Voltou a apresentar o programa normalmente no dia 24 de abril. Na terça o programa foi ao ar, mas repetindo produções anteriores [12] .

Carreira[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Como apresentadora
Participações especiais

Cinema[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

  • 2009: Mais Você 10 Anos[13]
  • 2010: À Espera dos Filhos da Luz - ficção
  • 2011: Dicas de Quase Tudo
  • 2011: Chef em Casa
  • 2011: Mais Você: Viagens e Receitas Internacionais
  • 2012: A Cozinha Rápida

Discos[editar | editar código-fonte]

solo
  • 2003: Sou Eu
participação
  • 2005: "Na Trilha do Amor" no álbum Mais de 20 e Poucos Anos de Fábio Júnior

Referências

  1. Saiba mais sobre a vida e a carreira de Ana Maria Braga. UOL. Página visitada em 9 de fevereiro de 2012.
  2. Ana Maria Braga. Memorial da Fama. Página visitada em 9 de fevereiro de 2012.
  3. Ana Maria Braga. Memorial da Globo. Página visitada em 9 de fevereiro de 2012.
  4. Biografia de Ana Maria Braga. R7. Página visitada em 9 de fevereiro de 2012.
  5. PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 102/2011. Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Página visitada em 9 de fevereiro de 2012.
  6. Marcelo Frisoni confirma que está separado de Ana Maria Braga. Terra. Página visitada em 9 de fevereiro de 2012.
  7. http://contigo.abril.com.br/noticias/ana-maria-braga-divorcio-571958
  8. Simone foi prestigiar o lançamento do livro de sua vizinha, Ana Maria Braga. Terra. Página visitada em 9 de fevereiro de 2012.
  9. Conheça um pouco mais sobre ana maria braga. Jornal Livre. Página visitada em 9 de fevereiro de 2012.
  10. Ana Maria Braga desabafa na TV: “não tenho vergonha de nenhuma das minhas escolhas”. Abril. Página visitada em 9 de fevereiro de 2012.
  11. http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/04/falha-humana-diz-responsavel-por-carro-que-derrubou-ana-maria-braga.html
  12. http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/04/ana-maria-braga-volta-apresentar-mais-voce-apos-atropelamento.html
  13. "Mais Você 10 Anos" continua entre os livros mais vendidos de não ficção. UOL. Página visitada em 9 de fevereiro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]