Maria Beltrão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maria Beltrão
Maria Beltrão no Estúdio i
Nome completo Maria Coutinho Beltrão
Nascimento 7 de Setembro de 1971 (43 anos)
Nacionalidade  Brasil
Progenitores Mãe: Maria da Conceição de Moraes
Pai: Hélio Beltrão
Ocupação Jornalista

Maria Coutinho Beltrão (Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1971) é uma jornalista brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Maria é filha do ex-ministro da Desburocratização Hélio Beltrão e da arqueóloga Maria da Conceição de Moraes Coutinho Beltrão[1] . Formada em Jornalismo em 1996 pela UniverCidade. Maria ingressou na Rede Globo de Televisão graças ao convite de Alice Maria[2] , que conheceu Maria num curso de expressão em vídeo ao final da faculdade. Neste mesmo ano passou a ser apresentadora do Em Cima da Hora,o telejornal que era exibido a cada hora cheia, na GloboNews.

Dentre os seus trabalhos, destacam-se a apresentação dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro (onde estava desde 2002 até 2008, junto de Cléber Machado) e a entrega do Oscar junto de José Wilker, ambos na TV Globo, além das numerosas traduções simultâneas de eventos em francês, inglês e espanhol.

Foi a escolhida para representar toda a equipe da GloboNews no programa de entrevista de Jô Soares, por ocasião dos 10 anos da emissora. Em 2009, voltou ao Programa do Jô, durante as comemorações do primeiro aniversário do telejornal Estúdio i.

Na Rede Globo de Televisão foi apresentadora eventual dos telejornais Bom Dia Brasil, RJTV. Em outubro de 2006, Maria estreou um novo programa, ao vivo, na GloboNews: o Entre Aspas, que atualmente é exibido as terças e quintas sempre às 23h00, mas em agosto de 2008 deixou o programa para apresentar o Estúdio i, é um telejornal diário próprio que tem como principal característica a informalidade e está no ar desde outubro de 2008.

Oscar[editar | editar código-fonte]

Desde o ano de 2006, Maria Beltrão apresenta a Cerimônia do Oscar na Rede Globo, ao lado de José Wilker. A transmissão conta com uma tradutora simultânea e os comentários de Maria e Wilker. O cinema é uma grande paixão da jornalista, que se prepara bastante para apresentar o Prêmio. Maria mergulha no universo do cinema e procura estar pronta para a maior variedade possível de comentários.

Estúdio i[editar | editar código-fonte]

Com duração de uma hora e meia,o telejornal Estúdio i traz a marca registrada de Maria Beltrão. O programa vai ao ar de segunda a sexta feira, sempre às 14 horas. Há reprises aos sábados e domingos, com os melhores momentos. O Estúdio i conta com comentários especializados e aprofundados,de maneira informal, nos temas de Economia, Cultura, Saúde, Política Internacional e Esportes. Além disso, acontecem entrevistas ao vivo com cantores, atores, artistas ou especialistas em algum tema específico, que seja enriquecedor para a discussão, de acordo com a pauta do programa. Além do aprofundamento nos assuntos e da informalidade na abordagem, outro traço essencial do Estúdio i é a interatividade. O programa conta com um blog, no qual os internautas têm a oportunidade de postar perguntas e comentários que podem ser lidos ao vivo no programa.

Programas na Globo News[editar | editar código-fonte]

Programas da Rede Globo[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Blog do Estúdio i

Referências

  1. Histórias da Pré-história Revista de História (7 de dezembro de 2010). Página visitada em 24 de abril de 2012.
  2. Troféu Imprensa (2 de fevereiro de 2012). Página visitada em 24 de abril de 2012.