Jay Gould

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jay Gould

Jay Gould (Roxbury, Nova Iorque, 27 de maio de 1836 - Nova Iorque, 2 de dezembro de 1892) foi um empresário e corretor dos Estados Unidos[1] .

Filho de um agricultor pobre, Gould ficou conhecido como Mefistófeles de Wall Street. Era um personagem tacituno e desprovido de charme, mas tinha um gênio inigualável para as finanças. Ajudou a expandir e estuturar o negócio ferroviário nos Estados Unidos, assumindo o controle acionário e a direção executiva de dezenas de linhas.

Protagonizou os maiores escândalos da Bolsa de Valores de Nova York e tornou-se epítome do especulador sanguinário. "Ele foi uma figura sinistra que esvoaçou como um morcego diante dos americanos". escreveu o jornalista Joseph Pulitzer.

Referências

  1. Bio True Story. Jay Gould biography. A+E Television Networks, LLC.
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Jay Gould