Joachim Neander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joachim Neander

Joachim Neander (1650, Bremen31 de maio de 1680) foi um pastor evangélico, poeta e compositor de música sacra alemão.

A vida[editar | editar código-fonte]

Neander é originário de uma família de eclesiásticos que transformou seu nome alemão de Neumann em grego Neander, seguindo a moda da sua época.

Ele estudou teologia reformada em Bremen, e trabalhou como pedagogo em Heidelberg e Frankfurt am Main. Conheceu lá o pastor Philip Jacob Spener, que iniciou o movimento pietista.

A Janela Alta (Hohe Fenster) na igreja Martini (Bremen, Alemanha) mostrando Joachim Neander como organista

Tornou-se diretor de uma escola de latim e poeta e compositor de vários hinos. Muitas vezes se retirou na natureza para compor os hinos, e seu lugar preferido foi uma certa ravina ou barranco numa mata, que mais tarde recebeu o nome dele: Neandertal, o que em português "Vale do Neander". Justamente nesta ravina cientistas acharam em 1856 o famoso esqueleto do Homo neanderthalensis; dessa maneira o nome neander entrou nas ciências

Voltado para Bremen no último ano de sua vida, compus o hino famoso "Lobe den Herren, den mächtigen"[1] ("Louva ao Senhor potentíssimo"), (em inglês "Praise to the Lord, the Almighty, the King of Creation"[2] que é presente em inumeros hinários e é base de muitas composições com a Cantata com o mesmo nome de Johann Sebastian Bach ou em português o "Louvai ao Senhor" de Axel Bergstedt.[3] Morreu por causa de uma doença, possivelmente o peste, no dia 31 de maio, segunda-feira de Pentecostes, que é feriado religioso na Alemanha, em 1680.

Referências

  1. http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:GL258.mid Lobe den Herren, den mächtigen König (MIDI-Datas da melodia em Wikimedia Commons)
  2. http://en.wikipedia.org/wiki/Praise_to_the_Lord,_the_Almighty
  3. http://coralesperancacariacica.blogspot.com/ Video de "Louva ao Senhor" com uma Fuga sobre o tema, o próprio hino, e um dueto sobre a estrofe 4 do hino.