Joane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Joane  
—  Freguesia  —
Joane está localizado em: Portugal Continental
Joane
Localização de Joane em Portugal
41° 26' N 8° 25' O
País  Portugal
Concelho VNF1.png Vila Nova de Famalicão
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 7,25 km²
População (2011)
 - Total 8 089
    • Densidade 1 115,7/km2 
Gentílico: Joanense
Código postal 4770
Orago Divino Salvador
Sítio www.jf-joane.pt
www.joane-radiojoane.blogspot.pt

Joane é uma vila portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 7,25 km² de área e 8 089 habitantes (2011)[1] . Densidade: 1 115,7 hab/km².

História[editar | editar código-fonte]

As primeiras referências à Vila de Joane remontam ao ano de 1065. De proveniência latina, o topónimo Joannem está historicamente relacionado a um primitivo possuidor da "vila" do mesmo nome, existindo ainda a casa-sede e o local (aldeia de Joane), o qual se considera ter sido um dos mais respeitáveis proprietários do período românico. Joane indicará, por isso, uma antiga unidade agrária dimensionada pelos romanos, atribuindo-se a estes a organização da primitiva agricultura da Península Ibérica. Elevada à categoria de Vila a 3 de Julho de 1986, residem actualmente em Joane 8076 pessoas dispersas por 7,25km² de território. Das actividades económicas desenvolvidas, a indústria é a dominante seguindo-se o sector dos serviços que se tem afirmado na vila. Joane assume-se actualmente como um polo de desenvolvimento em plena expansão, afirmando-se como um dos centros mais desenvolvidos do concelho de Vila Nova de Famalicão

Património[editar | editar código-fonte]

Executivo da Junta de Freguesia[editar | editar código-fonte]

Presidente :António Braga Oliveira

Secretário : Luís Santos Machado

Tesoureiro : António Mendes

1.º Vogal - Adelino Ribeiro

2.º Vogal :Filipa Pereira

Membros Claudio Cadeia (PS) Paula Campos (PS) Xavier Oliveira (PSD) Joaquim Lima (PS) Miguel Azevedo (PSD) André Fernandes (CDS) Carlos Rego(PS) Cristina Peixoto (PSD) Quitéria Campos (PS) José Carlos Fernandes(PSD) Fernando Pereira(PS) Diana Couto(PS) António Campos(PS)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano) (em português). Instituto Nacional de Estatística. Página visitada em 10 de Março de 2014. Cópia arquivada em 4 de Dezembro de 2013. "Informação no separador "Q601_Norte""
Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.