Joaquim Tenreiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joaquim Tenreiro
Joaquim Tenreiro
Nome completo Joaquim Albuquerque Tenreiro
Nascimento 23 de agosto de 1906,
Gouveia, Portugal
Morte 10 de maio de 1992 (85 anos)
Itapira,  São Paulo
Nacionalidade Brasileiro
Movimento arquitetura, design, móvel, escultura e pintura

Joaquim Albuquerque Tenreiro (Melo, Gouveia, 23 de agosto de 1906Itapira, 10 de maio de 1992) foi um marceneiro, projetista de mobiliário (designer de móveis) , pintor e escultor moderno.

Nascido em Portugal, mudou-se para o Brasil, onde exerceu a profissão de marceneiro, herdada da família, e depois a de projetista de móveis, em diversas empresas no Rio de Janeiro, como Laubisch & Hirth. No ano de 1942 projetou seu primeiro móvel moderno, para uma residência de Francisco Inácio Peixoto, abandonando as práticas de então de copiar móveis em estilo clássico europeu e dando uma nova visão moderna ao mobiliário.

A partir de 1943 montou sua própria empresa, com fábricas e lojas no Rio de Janeiro e São Paulo, com grande sucesso profissional e de crítica.

No final da década de 1960 resolveu encerrar a empresa e dedicar-se às artes, principalmente a escultura em madeira, que já vinha exercendo em paralelo com sua atividade principal, desde que fizera um curso de desenho, em 1928 no Liceu Literário Português e no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Em 1931, já integrara o Núcleo Bernardelli, grupo criado em oposição ao ensino acadêmico da Escola Nacional de Belas Artes, onde desenvolveu seus pendores para a pintura, tendo demonstrado excelente familiaridade com os pincéis. Nessa época, até a década de 1940, dedicou-se à pintura de retratos, de paisagens e de naturezas-mortas.

Nas décadas de 1950 e 1960, desenhou mobiliário e painéis em madeira, acompanhando o progresso da arquitetura moderna, para diversas instituições, como o Itamaraty e o SENAI.

Diversas exposições, livros e retrospectivas foram realizadas sobre sua obra e Joaquim Tenreiro foi escolhido Melhor Escultor do ano de 1978 pela APCA.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • AYALA, Walmir (org.); CAVALCANTI, Carlos (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos - MEC
  • MORAIS, Frederico. Núcleo Bernardelli. Arte brasileira nos anos 30 e 40. Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, 1982.
  • Enciclopédia Itaú de Artes Visuais [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.