Joaquim da Prússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joaquim da Prússia
Príncipe da Prússia
Prince Joachim of Prussia.jpg
Príncipe Joaquim
Governo
Consorte Maria-Augusta de Anhalt
Casa Real Casa de Hohenzollern
Vida
Nascimento 17 de Dezembro de 1890
Potsdam, Flag of the German Empire.svg Império Alemão
Morte 18 de julho de 1920 (29 anos)
Potsdam, Flag of Germany.svg Alemanha
Sepultamento Antigo Templo, Potsdam, Alemanha
Filhos Carlos Francisco da Prússia
Pai Guilherme II da Alemanha
Mãe Augusta Vitória de Schleswig-Holstein

Joaquim Francisco Humberto da Prússia (17 de dezembro de 1890 - 18 de julho de 1920) foi o filho mais novo do Kaiser Guilherme II da Alemanha com a sua primeira esposa, a princesa Augusta Vitória de Schleswig-Holstein.

Durante a Revolta da Páscoa em Dublin, na Irlanda em 1916, alguns líderes republicanos contemplaram a hipótese de dar o trono de uma Irlanda independente ao Príncipe Joaquim.

Após a declaração de independência da Geórgia após a Revolução Russa de 1917, Joaquim foi também considerado pelo representante alemão Friedrich Werner von der Schulenburg e pelos monárquicos do país para ocupar o trono da Geórgia.

O príncipe Joaquim casou-se com a princesa Maria-Augusta de Anhalt (10 de junho de 1898 - 22 de maio de 1983), a filha de Eduardo, Duque de Anhalt e da sua esposa, a princesa Luísa de Saxe-Altenburg, a 11 de março de 1916. O casal teve apenas um filho, o príncipe Carlos Francisco da Prússia (15 de dezembro de 1916 - 22 de janeiro de 1975). A sua esposa Maria-Augusta iria mais tarde tornar-se na mãe adoptiva de Frédéric Prinz von Anhalt, marido da actriz Zsa Zsa Gábor.

Após a abdicação do pai, Joaquim não conseguiu aceitar o seu novo estatuto de plebeu e entrou numa depressão profunda, acabando por cometer suicido com um tiro na cabeça a 18 de julho de 1920.

Referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Joaquim da Prússia