Josaphat-Robert Large

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Josaphat-Robert Large
Josaphat-Robert Large
Nascimento 15 de Novembro de 1942
Jérémie, Haiti
Nacionalidade Haitiano-americano
Ocupação Poeta e romancista

Josaphat-Robert Large é poeta e romancista.

Nasceu no dia 15 de novembro de 1942 em Jérémie no Haïti. Publicou em 1975 a sua primeira coletânea de versos Nerfs du vent (Nervos do vento) nas Edições P-J.Oswald, em Paris. Chegou nos Estados Unidos da América no final de 1963. Estudou Inglês na "Columbia University" e aprendeu a fotografia no "New-York Institute of Photography". Em Nova York, é membro fundador do grupo teatral "Kouidor", junto com Syto Cavé, Jacques Charlier et Hervé Denis. Colabora nos jornais Haïti-Progrès, Haïti-en-Marche, le Nouvelliste, Lire Haïti. O seu romance Les terres entourées de larmes (As terras cercadas de lagrimas) (2002) recebeu o Prix littéraire des Caraïbes (premio literário dos Caribes), em 2003. È o primeiro volume da Trilogia Les empreintes de la vie (As digitais da Vida) cujo segundo volume intitula-se Partir sur un coursier de nuages (Ir embora sobre um .... das nuvens) Em dezembro de 2007 participou do primeiro Festival « Etonnants-voyageurs » ( Surpreendentes viajantes) em Porto Príncipe, Josaphat-Robert Large é membro da Société des gens de lettres de France, (Sociedade da gente literária de França) de l'Association des Ecrivains de langue française ( da Associação dos escritores de lingua Francesa) et do PEN club America (club americano de caneta)

Exílio[editar | editar código-fonte]

Josaphat-Robert Large, enquanto esudante se envolveu na greve antiduvaliérista no início dos anos 1960, ficou preso e obrigado a deixar a sua terra natal e a se exilar. Chegando nos Estados Unidos, participou das tentativas de invasão no intuito de tirar do poder o dictador François Duvalier (papa doc). A Marinha dos Estados Unidos o interceptou em pleno mar na compagnia de trinta indivíduos carregados de armamento pesado. Foi preso numa cela de Dade County sob acusação de tráfico de armas para um país estrangeiro.

Obras[editar | editar código-fonte]

Premiaçõe[editar | editar código-fonte]

Prix littéraire des Caraïbes (premio literário dos Caribes), (2003)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Josaphat-Robert Large