Juventus Stadium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Juventus Stadium

UEFA: 12pxNuvola apps mozilla.pngNuvola apps mozilla.pngNuvola apps mozilla.png
Juventus Stadium em dia de jogo.
Nomes
Nome Juventus Stadium
Apelido Juventus Stadium
Antigos nomes Stadio della juve.jpg
Características
Local Turim,  Itália
Gramado Grama natural
Capacidade 41.000 espectadores
Construção
Data 2008-2011
Custo 100 milhões
Inauguração
Data 8 de Setembro de 2011
Partida inaugural Juventus Itália 1 – 1 Inglaterra Notts County
Primeiro gol Luca Toni pela Juventus aos 8 minutos de jogo
Outras informações
Proprietário Juventus Football Club
Administrador Juventus Football Club
Arquiteto Hernando Suarez e Gino Zavanella
Mandante Juventus Football Club

Juventus Arena é o nome temporário de um estádio de futebol em Turim, Piemonte, Itália que hospeda os jogos da Juventus e que é de propriedade da mesma sociedade.

O nome oficial do estádio pertence a Sportfive, que comprou os direitos de nome do estádio em 2008.

Foi inaugurado num jogo amigável contra o Notts County, da Inglaterra (equipa que inspirou a uniforme da Juventus) e que terminou com o resultado de 1-1 (golos de Toni e Hughes).

A Juventus Arena é construída no local onde se encontrava o antigo Stadio delle Alpi e tem uma capacidade de 41.000 pessoas, sendo um dos estádios considerados 4 Estrelas pela UEFA.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

No terreno ficava o antigo estádio da Juventus, o Stadio Delle Alpi, que foi concluído para poder disputar os jogos da Copa do Mundo de 1990. Porém o povo de Turim preferia o antigo Estádio Olímpico de Turim devido à sua melhor acessibilidade e melhor visibilidade dos jogos. A Juventus comprou o estádio em 2003.

A Juventus saiu do estádio em 2006 e começou os planos para construir um local com uma atmosfera mais intimista. Nesse ínterim, a Vecchia Signora utilizou juntamente com o Torino o recém-reformado Estadio Olímpico de Turim.

Em novembro de 2008, o clube revelou o projecto para um estádio de 41.000 lugares. O novo estádio, construído a um custo de € 100 milhões (£ 90 milhões), removeu a pista de atletismo e dispõe de instalações modernas.

A conclusão da Juventus Arena fez da Juve o segundo clube italiano a construir estádio próprio, pois o primeiro é o Stadio del Giglio, da Reggiana, equipa da cidade de Reggio Emilia.

O então presidente da Juventus, Giovanni Cobolli Gigli, descreveu o estádio como "uma fonte de grande orgulho.".

A cerimônia de abertura do estádio realizou-se em 8 de setembro de 2011, com um jogo amigável contra o Notts County.

O novo Estadio conta Shopping, hotel (para dormir , antes do dia do jogo), restaurantes, parque de diversão para as crianças, salas de cinemas 3D, as poltronas com tv de Plasma de 15" atras dos seus encontos.

Instalações[editar | editar código-fonte]

O estádio tem uma capacidade de 41.000, incluindo 3.600 assentos premium e 120 executivos. As arquibancadas são apenas 7,5 m de altura. A distância entre as últimas linhas da arquibancada e o campo é de 49 m.

Além disso, o estádio abriga um 34.000 m 2 complexo comercial aberto todos os dias e estacionamento para 4.000 veículos.Um museu dedicado à história da Juventus também foi construído.

Direitos de Nome[editar | editar código-fonte]

Juventus assinou um acordo com Sportfive Italia, que deu à empresa nomeação exclusiva e parcial dos direitos de promoção e patrocínio para o novo estádio. No acordo, Sportfive foi dado o direito ao nome do estádio e para o propagandas e lugares premium do estádio.

Fotos[editar | editar código-fonte]