Allianz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Allianz SE
Tipo Societas Europaea (SE)
Sede Munique, Alemanha
Empregados 151.338[1]
Produtos Seguros e serviços financeiros
Página oficial Site internacional

História[editar | editar código-fonte]

Allianz, cujo nome significa "aliança" em alemão, foi criada pelo especialista em seguros Carl Thieme e o banqueiro Whilhem Finck. Juntos a representantes de duas casas bancárias, dois industriais, um advogado, um banqueiro, um político e um perito em seguros, Thieme e Finck aplicaram um capital inicial de quatro milhões de marcos e em 05 de fevereiro de 1890 fundaram a empresa em Berlim. Em 1954, porém, a sede foi transferida para Munique, onde está até hoje.

Nos primeiros anos do século XX, a companhia já mostrava o seu tamanho estando envolvida em grandes acontecimentos históricos ajudando pessoas a recuperar as suas vidas, como no terremoto de 1906 em São Francisco (EUA) e o naufrágio do Titanic em 1912, além de ter iniciado seu trabalho de estabelecer laços culturais intensos e reais com as nações onde atua.

Em 1986, a Allianz adquiriu a companhia londrina Cornhill Insurance PLC, assim como adquiriu o direito de participar da Riunione Adriatica di Sicurità (RAS). Em 1990, iniciou uma expansão em oito países do Leste Europeu, entre eles a Hungria. Na mesma década, a Allianz também adquiriu a seguradora americana Fireman's Fund e a francesa Assurances Generales de France (AGF). Estas aquisições foram acompanhadas pela expansão da empresa alemã na Ásia, com aquisições e formações de companhias joint venture na China e na Coréia do Sul.

Um século depois essa expansão levou a Allianz para mais de 70 países, somando mais de 83 milhões de clientes, dos quais 50 milhões são de motoristas segurados pela companhia, além de segurar a maioria das 500 maiores empresas do mundo. O nome da Allianz está ligado também a grandes construções, como a Ponte Incheon (Coréia do Sul), o Eurotúnel (que liga a França à Inglaterra) e o Rodoanel de São Paulo, e até com o espaço, segurando o Programa Espacial da Nasa e os Satélites Star One.

A Allianz SE é membro da Transparência Internacional e apoia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta. A organização é líder do setor de seguros no índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).

Esportes[editar | editar código-fonte]

A Allianz detém os direitos de nome de uma família de estádios que incluem o Allianz Arena, em Munique (Alemanha), que tem como equipes mandantes os clubes FC Bayern München (Bayern de Munique) e TSV 1860 München, o Allianz Riviera, em Nice (França), que tem como time mandante o OGC Nice, o Allianz Stadium, em Sydney (Austrália), que tem como mandantes os clubes Waratahs (rugby), Sydney Roosters (NRL), Wests Tigers (NRL), Sydney FC (A-League), o Allianz Park, em Londres (Inglaterra), que abriga os jogos do Saracens Football Club, o Allianz Stadion, ainda em fase de construção, em Viena (Austria), que será a casa do clube SK Rapid e o Allianz Parque, em São Paulo, pertence a Sociedade Esportiva Palmeiras. A seguradora também é acionista da equipe de futebol FC Bayern München (Bayern de Munique) e seguradora oficial do Futbol Club Barcelona. 

Referências

  1. Allianz - Kennzahlen Allianz Gruppe allianz.com (2011). Visitado em 27 de maio 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.