Danone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde setembro de 2013).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário.
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{spam}}, regra n° 6 da eliminação rápida.
Danone
Tipo rivada
Indústria Alimentos
Fundação Barcelona,  Espanha. 1919
Empregados 92 mil (2009)
Fábrica da Danone em Bieruń, Polônia.

O grupo Danone é uma empresa multinacional de capital aberto de produtos alimentares, com sede em Paris, França.

Empresa[editar | editar código-fonte]

A empresa foi fundada em 1919 por Isaac Carasso na Espanha (Barcelona) como uma pequena fábrica de produção de iogurte. A fábrica foi nomeada "Danone", em catalão é o diminutivo do nome de seu primeiro filho, Daniel Carasso.

O grupo Danone é conhecido pelos seus produtos lácteos, especialmente pelos iogurtes. Está presente em mais de 120 países, contando em 2009 com 92.209 mil colaboradores, sendo o terceiro maior grupo alimentício da Europa, o sétimo maior fabricante de alimentos do mundo, e o primeiro em países como a França, Espanha e Itália.

Segundo a consultoria britânica InterBrand, o grupo Danone está avaliada em US$ 5,4 bilhões, ocupando a posição de número 66 no ranking das marcas mais valiosas do mundo (2008)[1] .

Localização das fábricas do Grupo danone.

No mundo, a Danone possui três negócios:

  • Produtos Lácteos frescos com a marca Danone: core do grupo e líder mundial no segmento.
  • Bebidaságuas: vice-líder em águas no mundo. Possui marcas como Evian e Volvic.
  • Nutrição infantil: recentemente a Danone adquiriu a empresa Numico e passou a atuar nos segmentos de saúde e nutrição, alinhada com a sua missão de levar saúde a todos os públicos.

Danone Brasil[editar | editar código-fonte]

A Danone iniciou suas atividades no Brasil em 1970, com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas, que foi sucesso de vendas no país. Apenas nove meses após o lançamento, a produção de iogurtes aumentou de 6 mil para 24 mil potes por hora.

Em poucos anos aumentou sua linha de produtos, lançando novas versões do seu iogurte e inovando com o Petit Suisse Danoninho, o iogurte para beber DanUp, a sobremesa láctea cremosa Danette, o iogurte Light Corpus e, seu principal produto atualmente, o iogurte funcional Activia.

Em dezembro de 2000 a Danone adquiriu a marca Paulista, que está presente no Brasil desde 1933, quando iniciou a sua trajetória com a distribuição porta a porta de leite em garrafas de vidro. A união das empresas faz da marca a maior do Brasil, um importante passo na expansão de seus negócios no mercado brasileiro.

Hoje, a empresa opera por meio de sua fábrica localizada em Poços de Caldas (MG). Sua matriz está situada em São Paulo e a empresa possui vários escritórios de vendas e centros de distribuição pelo Brasil.

Marcas no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a empresa trabalha com as seguintes marcas:

Lácteos[editar | editar código-fonte]

Água[editar | editar código-fonte]

Complementos Alimentares[editar | editar código-fonte]

  • Sustain Regular, complemento alimentar rico em vitaminas e minerais
  • Sustain Junior, complemento alimentar rico em vitaminas e minerais, voltado ao público infanto-juvenil

Danone Portugal[editar | editar código-fonte]

Nas origens da Danone Portugal, encontra-se a empresa, de destaque nacional, Iophil - Produtora de Iogurtes S.A., fundada em Castelo Branco no ano de 1979. Dez anos mais tarde, o Grupo Danone compra 70% do capital da Iophil e lança em Portugal a marca Danone, em Junho de 1990.

Em 1991 são lançados novos produtos, assegurando deste modo 21,5% da participação de quota de mercado e um aumento de vendas, e ainda, a Danone S.A. aumenta o capital social passando a deter 85 % do mesmo. Um ano depois, dá-se a primeira grande amplificação da fábrica e é transferido os escritórios centrais de Castelo Branco para Lisboa.

A sua liderança no mercado português dos lácteos frescos ocorre em 1994, a qual mantém até hoje.

No ano 2000 a empresa certifica-se pela ISO 9001, atestando a qualidade do seu processo de fabrico e dos seus produtos. E, já em 2002, obtém a certificação ISO 14001[2] , pela sua preocupação com o meio ambiente, respeitando o desenvolvimento sustentável através da adequação dos meios e estratégias de fabrico. Procede, também, a novas obras destinadas à amplificação da fábrica.

Submarcas[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, a empresa trabalha com as seguintes submarcas:

Referências

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]