Hennes & Mauritz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hennes & Mauritz
Tipo Privada
Indústria vestuário
Fundação 1947
Sede Suécia Estocolmo, Suécia
Pessoas-chave Rolf Eriksen (diretor (CEO))
Stefan Persson (presidente)
Produtos roupas e cosmética
Faturamento Green up.png61.262,20 milhões SEK (em 2005)
Página oficial www.hm.com

Hennes & Mauritz (também conhecida como H&M) é uma empresa multinacional sueca de moda presente em 41 países com mais de 3000 lojas.

História[editar | editar código-fonte]

H&M foi fundada em 1947 em Västerås (Suécia). Durante as décadas de 60, 70 e 80 do século XX foi inaugurando mais lojas na Europa, sobre tudo no norte (Dinamarca, Noruega, entre outros). Nos anos noventa inicia um forte período de expansão, inaugurando suas primeiras lojas na França e consolidando seus antigos mercados. No ano 2000 H&M entra no mercado espanhol e americano, ambas com um grande êxito comercial. Em 2003 abre a primeira loja em Portugal, no Chiado, Baixa de Lisboa. No ano 2006 inaugurou suas primeiras lojas no Dubai e Kuwait, e para o ano 2007 a companhia pretende entrar no mercado asiático, mais especificamente na China. H&M conta atualmente com mais de 2000 lojas, em 35 países, e emprega aproximadamente 60 mil pessoas.

A filosofia principal da empresa é oferecer moda e qualidade a preços acessíveis.

É conhecida como uma das maiores redes de Fast fashion do mundo perdendo somente para a espanhola Inditex, que tem como uma de suas principais marcas a Zara.

H&M em Portugal[editar | editar código-fonte]

Existem 23 lojas da H&M em Portugal.
A próxima loja da H&M irá abrir no outono de 2013, em Aveiro, no Glicínias Plaza. Para a abertura desta loja, o centro comercial teve de fechar 7 lojas da restauração, para conseguir o espaço necessário para a sua abertura. Esta será uma das lojas-âncora do centro comercial, e a administração pretende que se torne na principal loja de roupa da cidade. Esta será a 24ª loja da empresa em Portugal, um dos principais países em que a marca pretende focar a sua expansão.[1] [2] [3]

Marketing[editar | editar código-fonte]

As campanhas de marketing ficaram famosas nos anos 90, graças à imagem de actores como Geena Davis e Bridget Fonda, artistas como Kylie Minogue, modelos como Gisele Bundchen e Claudia Schiffer. Para a coleção de Outono Inverno 2006 a imagem de H&M foi representada pela cantora Madonna. Com esta estratégia de publicidade, a H&M tornou-se o líder europeu em distribução têxtil e uma das três maiores companhias do sector têxtil do mundo, junto a americana GAP e a espanhola Inditex.

De facto, a H&M é uma das poucas marcas de roupa desta categoria a realizar anúncios televisivos de publicidade de seus produtos.

A H & M Hennes & Mauritz AB (H&M) foi criada na Suécia em 1947. O objectivo da empresa é oferecer moda e qualidade ao melhor preço. A H&M está cotada na O-list da bolsa de valores de Estocolmo e conta com aproximadamente 1.500 lojas em 28 países. A H&M tem mais de 60.000 empregados e umas vendas de 2006 de 8.629 milhões de euros (IVA incluído). A H&M tem uma ampla gama de produtos que se divide em colecções para mulher, homem, jovens, criança e cosmética. As colecções de moda da H&M são criadas por designers e compradores próprios da empresa. A H&M tem vindo a colaborar com alguns estilistas internacionais para colaborações exclusivas e únicas nos últimos 4 anos. Karl Lagerfeld, Stella McCartney, Viktor & Rolf, Fiorucci e Roberto Cavalli são alguns dos nomes que trabalharam com a H&M nestas colaborações. A companhia anunciou em 2007 a sua colaboração com a cantora Madonna para a criação de uma colecção e empréstimo de imagem para esta mesma campanha.

A empresa EA Games lançou o jogo para computador The Sims 2 H&M Fashion com a marca da famosa rede H&M, O jogador pode adicionar na vizinhança Lojas H&M com suas roupas e acessorios.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.