KTM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
KTM Sportmotorcycle AG
Tipo Corporação
Fundação 1934
Fundador(es) Hans Trunkenpolz
Sede Mattighofen,  Áustria
Áreas servidas Mundo
Produtos motocicletas
Subsidiárias Husaberg
WP Suspension
Página oficial KTM Brasil
KTM Global
KTM 640 Adventure

Kronreif Trunkenpolz Mattighofen, abreviada por KTM, cuja razão social é KTM Sportmotorcycle AG, é uma empresa austríaca que fabrica motocicletas.

História[editar | editar código-fonte]

A empresa foi fundada em 1934 por Hans Trunkenpolz de Mattighofen. Iniciou as atividades com uma loja e foi batizada de Kraftfahrzeuge Trunkenpolz Mattighofen. Em 1953 a KTM começou a produção das motocicletas. Com apenas 20 empregados, as motocicletas foram construídas com uma taxa de fabricação de três exemplares por dia. Em 1955, um homem de negócios, Ernst Kronreif, tornou-se acionista da companhia, adquirindo uma parcela considerável da empresa. Foi rebatizada então, Kronreif Trunkenpolz Mattighofen.

Durante toda a história da KTM, a empresa esteve na vanguarda tecnologica. Foi o primeiro fabricante a produzir um motor de quatro tempos arrefecido a água para motocicleta, projeto replicado por todos os outros fabricantes (outros fabricantes compravam os radiadores fornecidos pela KTM, inclusive a Suzuki nos tempos em que só havia arrefecimento a ar). Em 1986 a KTM tornou-se o primeiro fabricante de motocicleta a incluir na parte dianteira e na parte traseira freio a disco. Em 1998, criaram as primeiras motocicletas com suspensão traseira linkless, reduzindo drasticamente o peso da moto. Foram também os primeiros a oferecer embreagem hidráulica em todos os modelos de motocicletas, e os primeiros a oferecer a superbike supermoto, uma motocicleta pronta para competição.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]