Kinder Ovo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Kinder Ovo (português brasileiro) ou Kinder Surpresa (português europeu), também conhecido popularmente em Portugal por Ovo Kinder, é um produto alimentar por uma marca registrada italiana da empresa Ferrero, é comercializado em vários países do mundo. Pertence à linha infantil Kinder Ferrero que também comercializa barras de chocolate e outros produtos como Kinder Bueno ou Kinder Happy Hippo.

É um chocolate em forma de ovo, com parte externa sabor a chocolate ao leite e interna chocolate branco. Contém um brinde surpresa no seu interior, que, por muitas vezes, é a parte preferida pelos compradores, principalmente as crianças que querem só o brinquedo.

Tem origem na Itália, onde apareceu pela primeira vez em 1974. A empresa estabeleceu-se, principalmente, na Europa, ainda que tenha, também, uma presença significativa em alguns países da Oceania, América Latina e na Rússia. Além dos vários brinquedos, é lançado, frequentemente, colecções de figuras pintadas à mão com um determinado tema e por tempo limitado, como a recente série d'Os Simpsons, lançada na Alemanha. Nos últimos anos também introduziram-se "surpresas da Internet" que consistem num código, fornecido ao lado da surpresa que vem nos ovos da Kinder, deverá introduzir-se o código no site da Internet da Kinder, onde normalmente abre um mini-jogo.

Como muitos produtos da Ferrero, o Kinder Surpresa não se comercializa durante o Verão, em vez disso, é substituído por um produto chamado Kinder Joy.

Outros tipos de Ovo da Kinder[editar | editar código-fonte]

Além do Kinder Surpresa, existem outros dois formatos comercializados no Brasil: o primeiro é o Kinder Ovo Maxi, habitualmente comercializado durante a Páscoa e com uma maior tradição na Itália, tem um tamanho muito superior ao original. O outro formato é o Kinder Joy, à venda no Verão e diferente do Kinder Ovo original. Neste caso o ovo é de plástico: de um lado encontra-se o brinquedo, e do outro existem duas bolas de chocolate banhadas com creme de avelã.

Veja Também[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Na época em que o chocolate começou a ser vendido no Brasil a General Motors do Brasil lançou o Chevrolet Corsa, que devido ao formato arerendado da carroceria, ganhou o apelido de "Kinder Ovo"
  • Nos Estados Unidos, o Kinder Ovo é proibido, de acordo com um ato de 1938 da FDA que proíbe anexar "itens não-comestíveis" nas confecções. Em 1997 foi feito um recall dos ovos, que eram vendidos a maioria em lojas de produtos importados.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Kinder Ovo