Laïla Marrakchi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Laïla Marrakchi
Laïla Marrakchi
Laïla Marrakchi
Nascimento 10 de dezembro de 1975 (48 anos)
Casablanca
Nacionalidade  Marrocos
Ocupação Realizadora
Cônjuge Alexandre Aja
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Laïla Marrakchi

Laïla Marrakchi (Casablanca, 10 de dezembro de 1975) é uma realizadora marroquina. A sua primeira longa-metragem, Marock, de 2004, fez parte da secção Un certain regard do Festival de Cannes de 2005.

Bigrafia[editar | editar código-fonte]

Laïla nasceu e cresceu numa área da classe alta de Casablanca, a qual é retratada no filme Marock, cuja protagonista é uma muçulmana que se apaixona por um judeu.

Formada em estudos cinematográficos na Universidade de Paris III, onde obteve um DEA (diplôme d'études approfondies), é casada com o realizador Alexandre Aja, um judeu sefardita.

Depois de ser assistente de mise-en-scène em diversos filmes, realizou a sua primeira curta-metragem em 2000 — L'Horizon perdu ("O Horizonte perdido"). Em 2001 realizou dois documentários: Femmes en royaume chérifien ("Mulheres em reino xerifiano") e Derrière les portes du hammam ("Detrás das portas do hamam"). Em 2002 apresentou uma curta-metragem no Festival international du film francophone de Namur: Deux cents dirhams ("Duzentos dirrãs").

No filme Marock é apresentada a juventude abastada de Casablanca, com hábitos ocidentalizados, mas confrontada com os preconceitos da sociedade tradicional quando um primeiro amor aproxima um jovem judeu e uma jovem muçulmana.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • «Marock». www.festival-cannes.com (em inglês). Festival de Cannes - The Official Selection 2005. Consultado em 22 de junho de 2012 
  • «Marock» (PDF). www.berlinale.de (em alemão). Festival de Berlim. 2006. Consultado em 22 de junho de 2012 


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.