LaFace Records

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
LaFace Records
Parentesco Sony Music Entertainment
Fundação 1989
Fechamento 2011
Fundador(es) Antonio Reid
Kenneth Edmonds
Distribuidor(es) RCA/Jive Label Group (nos Estados Unidos)
RCA Records (fora dos Estados Unidos)
Gênero(s) Diversos
País de origem  Estados Unidos
Localização Atlanta[1]
Página oficial LaFace

LaFace Records é uma extinta gravadora norte-americana, pertencente à Sony Music Entertainment. Foi desativada em 2011 pela RCA Records, juntamente com a Jive Records.

História da companhia[editar | editar código-fonte]

A LaFace foi fundada em 1989,[2] através de um empreendimento conjunto entre Antonio "L.A." Reid, Kenneth "Babyface" Edmonds e a Arista Records.[1] O nome foi escolhido por ser uma combinação entre os apelidos da dupla. A gravadora se tornou bem-sucedida principalmente nos anos 90, sendo responsável por artistas como TLC, Toni Braxton, OutKast, Pink, Usher, Goodie Mob, Donell Jones, Pressha e Cee-Lo. Apesar disso, no final da década eles produziam poucos artistas e Babyface passou a se forcar mais em sua carreira musical. A LaFace foi totalmente adquirida pela Arista e pela BMG em 1999. Em 2001, L.A. Reid tornou-se o presidente/CEO da Arista. Como resultado, a LaFace foi dissolvida e muitos de seus artistas passaram a ser assinados pela gravadora, para continuar trabalhando com ele.

Em 2004, depois de uma reestruturação nos selos da BMG, a LaFace foi reativada, operando como uma subsidiária do Zomba Label Group,[2] e muitos de seus antigos artistas que havia passado para a Arista voltaram para a companhia. Em 2011, a LaFace (juntamente com seu ex-distribuidor Jive/Zomba) foi novamente dissolvida; a RCA Records absorveu todos os artistas da extinta gravadora.

Alguns artistas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Conniff, Tamar (14-01-2004). Label chief Reid quits Arista gig (em inglês). All Business. Página visitada em 18-06-2010.
  2. a b LaFace Records LLC (em inglês). Business Week. Página visitada em 18-06-2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]