Ciara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ciara
Informação geral
Nome completo Ciara Princess Harris
Também conhecido(a) como Ci Ci, The First Lady of Crunk, Princess of Crunk & B, The Princess
Nascimento 25 de outubro de 1985 (28 anos)
Origem Atlanta, Geórgia
País  Estados Unidos
Gênero(s) R&B, pop, hip hop, dance
Ocupação(ões) Cantora
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 2002–presente
Outras ocupações Dançarina, compositora, atriz, produtora, modelo, diretora de videoclipe
Gravadora(s) LaFace Records (2004-2010), Epic Records (2011-Atualmente)
Página oficial ciaraworld.com
Ciara em 2009.

Ciara Princess Harris (Austin, 25 de outubro de 1985) é uma cantora, compositora, atriz e modelo americana. Vendeu mais de 10 milhões de álbuns no mundo todo, e 25 milhões de músicas digitais no mundo todo.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ciara cresceu em bases militares na Alemanha, em Nova York, na Califórnia, no Arizona e em Nevada, já que seu pai pertencia às Forças Armadas Norte-americanas.[2] Ela disse que depois de ver uma performance do trio feminino Destiny's Child na televisão, se inspirou a começar uma carreira no mundo da música. Seu principal ídolo é Michael Jackson. Já adolescente, fez parte de um girl group (chamada Hearsay), começou a escrever suas próprias canções, saiu da banda, conseguiu um contrato, e começou a produção de seu primeiro álbum com o renomado produtor musical Jazze Pha.

Vida profissional[editar | editar código-fonte]

O primeiro single de Ciara nos Estados Unidos, "Goodies" virou um sucesso instantâneo de vendas e das rádios americanas.

Com as ajudas de Pha, Garrett, e Lil Jon, Ciara lançou seu primeiro álbum, "Goodies" em setembro de 2004. "Goodies" conseguiu altas vendas nos Estados Unidos (aproximadamente 4 milhões), na Europa e na Austrália. Seus outros singles, "1, 2 Step" e "Oh" viriam a fazer grande sucesso em vários outros mercados, além do americano e europeu.

Ciara: The Evolution é o segundo álbum de estúdio da cantora americana Ciara, realizado em 5 de dezembro de 2006 na América do Norte por LaFace e Zomba Label Group. Foi realizado no Reino Unido em 9 de abril de 2007 e no Brasil apenas em 30 de maio de 2008.

O álbum recebeu críticas favoráveis. Vendeu 338,000 de cópias na primeira semana e foi o número #1 no Billboard 200. Sobretudo o álbum foi moderadamente um sucesso comparando com o lançamento anterior Goodies, que virou disco de platina com cinco semanas após o lançamento.

Os singles foram "Get Up" (outro a ficar entre os dez em paradas de músicas) com a participação do rapper Chamillionaire, que fez parte da trilha sonora do filme Ela dança, eu danço (de título orginal "Step Up"), "Promise" (o primeiro single de Ciara a entrar ao top vinte sem uma participação especial), "Like a Boy" e "Can't Leave 'Em Alone" com o rapper 50 Cent, que foi o quarto e último single.

Ciara também fez participações especias nos álbuns "The Cookbook" de Missy Elliott (na faixa "Lose Control") e "Wanted" de Bow Wow (na faixa "Like You"). Em maio de 2009, Ciara lançou seu novo álbum "Fantasy Ride" tendo como maior sucesso, até o momento, a música "Love Sex Magic" com participação do cantor Justin Timberlake e também a canção " Never Ever" com a participação de Young Jeezy.

Em 2010 Ciara lançou o seu o quarto álbum de estúdio chamado "Basic Instinct", tendo como primeiro single faixa Ride, também como faixa promo tem a música "Basic Instinct (U Got Me)". A cantora lançou também clip das canções Speachless e Gimmie Dat.

Até junho de 2010, ela já havia vendido mais de 10 Milhões de álbuns pelo mundo e faixas digitais 6,9 milhões nos Estados Unidos.

Atualmente Ciara acaba de assinar contrato com a gravadora Epic Records.

Em fevereiro de 2011, após rumores de que Ciara tinha sido abandonada pela Jive Records, ela lançou um comunicado oficial à sua página do Facebook reclamando de promoção e financiamento inadequado do rótulo. Ela afirmou que recebeu uma falta de apoio da gravadora, e até pagou para a promoção de alguns singles, como "Gimmie Dat", ela mesma. A frustração que sentia ao trabalhar com seus álbuns terceiro e quarto a levou a solicitar que ela seja liberado de seu contrato. [38] Em maio de 2011, Ciara foi removido do roster website Jive Records. [39] Em 12 de julho de 2011, foi relatado que Ciara reuniu com o LA Reid, a pessoa que assinou com ela para LaFace Records, assinando com a Epic Records Reid.

Em julho de 2011 billboard anunciou que Ciara e produtor / cantor / rapper T-Pain estão de cabeça no estúdio para gravar material para o novo álbum de Ciara quinto álbum. A dupla colaborou em Girl Go em 2009, Ciara e T-Pain prarticipam do álbum Thr33 Ringz em um registro chamado "Blowin Up".

Carreira[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons

Referências

  1. Trust, Gary (June 18, 2010). Ask Billboard: Jewel, Ciara, Ricky Martin. Billboard. Nielsen Business Media, Inc. Página visitada em 3 jul 2012.
  2. " Billboard.com Biography – Ciara". Billboard. Acessado 3 jul 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]