La Rambla (Barcelona)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Calçadão central da Rambla
Quiosque de flores na Rambla
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre La Rambla (Barcelona)
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre La Rambla (Barcelona)

"Rambla" (do árabe ramla, que significa "leito de rio seco"[1] ) é um tipo de rua larga e com grande movimentação de pedestres típica da Espanha. A mais conhecida das ramblas é Las Ramblas, ou La Rambla (Les Rambles, em catalão)[1] , que liga a Praça da Catalunha ao Porto Velho, em Barcelona, na Catalunha.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Oficialmente, Las Ramblas são uma série de pequenas ruas que se juntam (daí, o nome no plural). Elas têm, ao todo, 1,2 quilômetros de comprimento. Se chamam sucessivamente Rambla das Calhas (Rambla de Canaletes), Rambla dos Estudos (Rambla dels Estudis), Rambla de São José (Rambla de Sant Josep), Rambla dos Capuchinhos (Rambla dels Caputxins) e Rambla de Santa Mônica (Rambla de Santa Mònica). Embora sejam mais de uma, é comum elas serem chamadas simplesmente de "Rambla".

Las Ramblas possui uma espécie de calçadão no centro, onde pedestres podem caminhar. É margeada por ruas por onde carros passam. Possui várias lojas, cafés, restaurantes, floriculturas e performances de vários tipos (mímicos, atores, músicos etc.). Vive lotada principalmente de turistas desde a manhã até altas horas da noite. Vários locais de interesse podem ser admirados ao se passear pelas Ramblas: La Boqueria, Grande Teatro do Liceu, Praça Real, Monumento a Colombo etc.

Rambla da Catalunha[editar | editar código-fonte]

Após a Praça da Catalunha, Las Ramblas se transforma na Rambla da Catalunha, que prossegue até a Avenida Diagonal[2] .

Referências

  1. a b Guia visual Folha de São Paulo - Barcelona e Catalunha. São Paulo: Publifolha, 2001. p. 58
  2. Google Maps. Disponível em https://maps.google.com.br/. Acesso em 28 de maio de 2013.