Lago Biwa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Biwa
O lago Biwa
Localização
Localização Honshū
País  Japão
Localidades mais próximas Hikone, Otsu, Sakamoto
Características
Área * 670 km²
Comprimento máximo 63,49 km
Largura máxima 22,8 km
Volume * 27,5 km³
Afluentes centenas de riachos
Efluentes rio Yodo
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O Lago Biwa 琵琶湖 (Biwa-ko?), com 670 km², é o maior lago de água doce do Japão e um dos mais antigos do mundo (originado numa falha tectónica).

A origem do nome Biwa está relacionada ao formato do lago: uma biwa é um alaúde de quatro cordas, instrumento musical trazido da China para o Japão.

O lago Biwa servia como via de comunicação com o Mar do Japão e com o continente (cidades de Quioto, Osaka e Nara). Atualmente, suas águas servem para irrigação, consumo humano, turismo, lazer (esportes aquáticos e pesca), geração de energia e outros fins industriais. O lago fornece os recursos hídricos necessários para abastecer todo o cinturão industrial de Keihanshin, que compreende as cidades de Quioto, Osaka e Kobe.

Neste lago existem praticamente todos os tipos de peixes de água doce do Japão. Também vive o molusco que dá origem à pérola biwa, considerada a melhor pérola de água doce no mundo por sua qualidade e beleza.