Laurence J. Peter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Laurence J. Peter (Vancouver, 19191990) foi um educador e administrador canadense, mais conhecido do público em geral por sua formulação do Princípio de Peter.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu em Vancouver, Colúmbia Britânica, e começou sua carreira como professor em Vancouver em 1941. Ele recebeu o grau de Doutor em Educação da Universidade do Estado de Washington, em 1963.

Em 1966, Peter mudou-se para Califórnia, onde se tornou professor adjunto da Educação, Diretor do Centro de Frieden Evelyn para o ensino prescritivo, e Coordenador de Programas para crianças emocionalmente perturbadas na Universidade do Sul da Califórnia.

Ele se tornou muito famoso em 1968, na publicação de O Princípio de Peter, em que ele afirma: "Numa hierarquia todo empregado tende a subir até seu nível de incompetência[1] ...no tempo de cada posto tende a ser ocupado por um funcionário que é incompetente para realizar suas funções...O trabalho é realizado pelos funcionários que ainda não atingiram o seu nível de incompetência." O Princípio de Peter tornou-se um dos princípios mais profundos de gestão da Universidade do Sul da Califórnia. É um princípio muito citado na Marshall School of Business.

Outra citação de seu notável é que o "mais nobre de todos os cachorros é o cachorro-quente, que alimenta a mão que o morde".[2]

De 1985 até sua morte, em 1990, Peter participou e esteve envolvido na gestão de esculturas cinéticas de raça no Condado de Humboldt, Califórnia. Ele propôs um prêmio para a corrida, intitulado "The Golden Award Dinosaur", que foi entregue todos os anos desde a primeira máquina de quebrar esculturas imediatamente após o início.

Referências

  1. Organizations: A Glossary of Incompetence Revista Time (28 de março, 1969). Visitado em 12/7/2013.
  2. As quoted in Ben Scott, Schott's Miscellany Calendar 2009 (New York: Workman Publishing Company, 2008), March 28.
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Laurence J. Peter