Laurence J. Peter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Laurence J. Peter
Laurence J. Peter
Nascimento 16 de setembro de 1919
Vancouver
Morte 12 de janeiro de 1990 (70 anos)
Palos Verdes Estates
Cidadania Canadá
Alma mater
  • Universidade Western Washington
Ocupação psicólogo, professor universitário, pedagogo
Empregador(a) Universidade do Sul da Califórnia
Obras destacadas Princípio de Peter

Laurence J. Peter (Vancouver, 16 de setembro de 1919Palos Verdes Estates, 12 de janeiro de 1990) foi um educador e administrador canadense, mais conhecido do público em geral por sua formulação do Princípio de Peter.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu em Vancouver, Colúmbia Britânica, e começou sua carreira como professor em Vancouver em 1941. Ele recebeu o grau de Doutor em Educação da Universidade do Estado de Washington, em 1963.

Em 1966, Peter mudou-se para Califórnia, onde se tornou professor adjunto da Educação, Diretor do Centro de Frieden Evelyn para o ensino prescritivo, e Coordenador de Programas para crianças emocionalmente perturbadas na Universidade do Sul da Califórnia.

Ele se tornou muito famoso em 1968, na publicação de O Princípio de Peter, em que ele afirma: "Numa hierarquia todo empregado tende a subir até seu nível de incompetência.[1] no tempo de cada posto tende a ser ocupado por um funcionário que é incompetente para realizar suas funções...O trabalho é realizado pelos funcionários que ainda não atingiram o seu nível de incompetência." O Princípio de Peter tornou-se um dos princípios mais profundos de gestão da Universidade do Sul da Califórnia. É um princípio muito citado na Marshall School of Business.

Outra citação de seu notável é que o "mais nobre de todos os cachorros é o cachorro-quente, que alimenta a mão que o morde".[2]

De 1985 até sua morte, em 1990, Peter participou e esteve envolvido na gestão de esculturas cinéticas de raça no Condado de Humboldt, Califórnia. Ele propôs um prêmio para a corrida, intitulado "The Golden Award Dinosaur", que foi entregue todos os anos desde a primeira máquina de quebrar esculturas imediatamente após o início.

Referências

  1. «Organizations: A Glossary of Incompetence». Revista Time. 28 de março de 1969. Consultado em 12 de julho de 2013 
  2. As quoted in Ben Scott, Schott's Miscellany Calendar 2009 (New York: Workman Publishing Company, 2008), March 28.
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Laurence J. Peter