Layout gráfico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Layout gráfico tem como seus componentes a área de design ou formato de página e as margens, que tal como em todo o restante processo de design deve ser bem fundamentado pelo conteúdo do trabalho e pela perspectiva criativa. Como e onde vai ser utilizado e visualizado o nosso layout, este deve ser efectuado tendo em conta vários sobrepostos.

O tamanho e o formato podem variar entre o de bolso e de parede, duas ou três dimensões. Ao desenvolver projectos de design para a web ou multimédia em que a área está predefinida, as proporções devem ser levadas em conta. Um designer no momento de iniciar um desenvolvimento de um trabalho necessita de fazer sempre primariamente um desenho da estrutura da página a elaborar, aqui deverá já conter informações como, largura do topo, margens inferiores e laterais (localizadas com objectivos de manutenção e condução do olhar), o número de colunas de texto, imagens e sua organização e, se for caso, o número de páginas ou a numeração das páginas. Com estas decisões já tomadas, a estrutura das páginas pode ser individual ou com páginas mestras, para permitir a repetição automática da estrutura já previamente estudada.

Estruturar o layout ao longo de uma serie de páginas ou superfícies de modo a obter uma flexibilidade máxima sem perder a continuidade, é importante para manter a atenção do leitor. As proporções das margens vão variar de acordo com o contexto de design, mas como linha condutora, a margem inferior é normalmente o dobro da margem do topo e a margem inferior duplica a largura da margem exterior.

A maior parte do trabalho de design gráfico implica um número de tamanhos diferentes e elementos proporcionais que devem ser coordenados por um diretor de arte.

Em publicidade e propaganda, o layout é uma ideia estruturada da peça, uma montagem visualmente organizada da peça de comunicação, um desenho, um arranjo do proposto, sem estar necessariamente finalizada. Usada para aprovação do material, que após aprovado será finalizado, comprando as fotos, ilustração, inserção do texto correto, etc. Layout não é a mesma coisa que um Rough (Rafe).


Ícone de esboço Este artigo sobre Design é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.