Leadbelly

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Leadbelly
Leadbelly with Accordeon.jpg
Informação geral
Nome completo Hudy William Ledbetter
Também conhecido(a) como Lead Belly
Nascimento 23 de Janeiro de 1888
Mooringsport, Luisiana
 Estados Unidos
Data de morte 6 de dezembro de 1949 (61 anos)
Nova Iorque, Nova Iorque
 Estados Unidos
Gênero(s) blues, folk, country blues, folk revival
Instrumento(s) vocal
violão
acordeão
piano
gaita
Período em atividade 19361949
Página oficial The Lead Belly Foundation

Lead Belly ou Leadbelly, nome artístico de Huddie William Ledbetter, (Mooringsport, 20 de janeiro de 1889Nova Iorque, 6 de dezembro de 1949) foi um músico estadunidense, um dos pioneiros do chamado "blues rural", estilo essencialmente acústico, e gravou suas músicas mais conhecidas sob a tutela de John Lomax e seu filho Alan Lomax, entre 1933 e 1940.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lead Belly costumava tocar violão de 12 cordas, mas também sabia tocar piano, bandolin, gaita de boca (harmonica), violino, concertina e acordeão. Em algumas de suas gravações, assim como em uma de suas versões da balada folk "John Hardy", ele toca acordeão ao invés de violão. Em outras gravações ele apenas canta batendo palmas e batendo os pés. Os tópicos usados nas letras das músicas de Lead Belly incluem músicas gospel, blues sobre mulheres, bebida e racismo; músicas folk sobre cowboys, prisão, trabalho, marinheiros, colheita e dança. Ele também escreveu canções sobre atualidades da época como o presidente Franklin Roosevelt, Adolf Hitler, Jean Harlow, The Scottsboro Boys, e Howard Hughes.

Anos na prisão[editar | editar código-fonte]

O temperamento volátil de Lead Belly algumas vezes colocaram ele em problemas com a lei. Em 1915 ele foi sentenciado a passar um tempo na Harrison County Jail por carregar uma arma, prisão da qual escapou, encontrando trabalho no condado de Bowie com o nome falso de "Walter Boyd". Em janeiro de 1918 ele foi preso pela segunda vez, desta vez por ter matado um parente, Will Stafford, em uma briga por causa de uma mulher. Em 1918 ele foi preso em Sugar Land no Texas, onde provavelmente ele aprendeu a música "Midnight Special". Ele serviu tempo na fazenda imperial (agora Unidade Central, ou "Central Unit") em Sugar Land. Em 1925 ele foi perdoado e solto, tendo servido por sete anos, ou virtualmente todo o mínimo de sua senteça de 35 anos, depois de ter escrito uma canção apelando ao governador Pat Morris Neff para a sua liberdade. Lead Belly influenciou a decisão de Neff apelando para sua forte fé religiosa, que em combinação com seu bom comportamento (incluindo entreter os guardas e os outros prisioneiros tocando violão). Em 1930, Lead Belly foi preso novamente, após um julgamento em Louisiana, com a alegação de tentativa de homicídio - ele tinha esfaqueado um homem branco em uma briga. Três anos depois em 1933, ele foi "descoberto" por John Lomax e seu filho Alan Lomax durante uma visita à Angola Prison Farm. Muito impressionados pelo tenor vibrante de sua voz de Lead Belly e seu imenso repertório, eles fizeram gravações em um equipamento de gravações em discos de alumínio para a Biblioteca do Congresso. Eles retornaram com um equipamento novo e melhor em julho de 1934, e gravaram centenas de suas músicas. Em primeiro de agosto, Lead Belly foi solto (novamente tendo servido quase toda a sua pena mínima), desta vez depois de Lomax ter feito uma petição ao governador de Louisiana, Oscar K. Allen pela soltura urgente de Lead Belly. A petição estava no outro lado de uma gravação da música "Goodnight Irene" de Lead Belly. Um oficial da prisão um tempo depois escreveu à Lomax negando que a música de Lead Belly tivesse alguma coisa a ver com sua soltura da prisão Angola, e registros da prisão confirmam que ele foi solto antes do tempo por bom comportamento. Por um tempo, de qualquer maneira, ambos Lead Belly e Lomax acreditaram que a gravação acelerou a decisão do governador na sua soltura da prisão.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Leadbelly era o músico preferido de Kurt Cobain, o qual fez um cover da música Where Did You Sleep Last Night? no álbum ao vivo do Nirvana, MTV Unplugged In New York.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.