Lei do terceiro excluído

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A lei do terceiro excluído (em latim resumida na expressão tertium non datur), é um princípio cujo enunciado consiste no seguinte: "ou A é x ou não é x e não há terceira possibilidade". É representada da seguinte maneira:

P \or \neg P.\,
Exemplo: Ou este homem é Sócrates ou não é Sócrates.

Uma proposição só pode ser verdadeira se não for falsa e só pode ser falsa se não for verdadeira, porque o terceiro valor é excluído.

Este princípio, em Latim Principium exclusi tertii, é a declaração, na ordem ontológica, que entre ser ou não ser, não pode existir o terceiro, médio, que não seria o ser, nem seria o não ser.1 Por intermédio desse pensamento se estabelece o Princípio da Contradição. Na existência de mais de uma interpretação que não nega a possibilidade de diversas proposições, e somente aceita a proposição verdadeira como aceita, afirmação de que uma proposição seria parcialmente verdadeira é o resultado direto, no ditame lógico, de que há algo verdadeiro, onde se infiltrou falsa declaração, logo, no todo, a opção é falsa.2

Referências

  1. Josef de Vries, Dicionário de Filosofia, Tradução de Antônio Pinto de Carvalho, Editora Helder, SP, 1969, pp.409-410 - Citação: Declara, na ordem ontológica, que entre o ser e o não-ser do mesmo objeto não pode haver terceiro, médio, o qual nem seria ser nem seria não-ser.
  2. P. Hornen, Het principium exclusi tertti in de branding, em "Bijdragen", 10 (1949), pp. 241-263
  • CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1998.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.