Lera Auerbach

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lera Auerbach
Nascimento 21 de outubro de 1973 (50 anos)
Tcheliabinsk
Cidadania União Soviética, Estados Unidos, Áustria
Alma mater
Ocupação compositora, pianista, escritora, poetisa
Instrumento piano
Página oficial
http://www.leraauerbach.com

Lera Auerbach (em russo: Лера Ауэрбах; Cheliabinsk, 21 de outubro de 1973) é uma das compositoras mais tocadas da nova geração russa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Chelyabinsk, uma cidade nos Urais, perto da fronteira com a Sibéria. Auerbach continua a tradição dos compositores virtuosos do piano dos séculos XIX e XX. É a compositora mais nova do catálogo da prestigiada editora internacional de música Hans Sikorski, bem conhecida pelos trabalhos de Prokofiev, Shostakovich, Schnittke, Gubaidulina e Kancheli. A música de Lera Auerbach caracteriza-se pela liberdade estilística e pela justaposição de linguagens musicais tonais e atonais.

Auerbach estreou no Carnegie Hall em maio de 2002, apresentando a sua própria suite para violino, piano e orquestra, com Gidon Kremer e a Kremerata Baltica. A música de Lera Auerbach tem sido apresentada no Carnegie Hall todas as temporadas desde então. Em 2005, Lera Auerbach foi galardoada com o prestigioso Prémio Hindemith, no Festival de Música deSchleswig-Holstein , na Alemanha.

As suas composições têm sido encomendadas e apresentadas por nomes como Gidon Kremer, Royal Danish Ballet, Hamburg Ballet, David Finckel e Wu Han, Vadim Gluzman, Kremerata Baltica e Orquestra Ensemble Kanazawa, entre muitos outros. Apresentou-se como solista de piano nos palcos mais prestigiados, como o Salão Nobre do Conservatório de Moscou, Ópera de Tóquio, Lincoln Center em Nova Iorque, Herkulessaal em Munique, Konzerthaus em Oslo, Symphony Hall em Chicago e no Kennedy Center em Washington, DC.

Uma nova encomenda do Royal Danish Ballet, para celebrar o bicentenário de Hans Christian Andersen, foi a segunda colaboração de Lera Auerbach com o coreógrafo John Neumeier. O bailado é uma versão atual do conto de fadas tradicional 'A Pequena Sereia' e foi estreado com sucesso em Abril de 2005.

Lera Auerbach é também escritora de poesia e prosa, publicada em russo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]